Capes e MEC lançam especialização para profissionais da educação

Edital de seleção do curso em Docência na Educação Profissional e Tecnológica será publicado até setembro

A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e a Capes lançaram na última terça-feira, dia 16, o ciclo de oficinas sobre especialização em Docência na Educação Profissional e Tecnológica. O edital de seleção deve ser publicado até setembro. A ação faz parte do Edital nº 25/2023, que oferta vagas em cursos de graduação e especialização lato sensu, na modalidade EaD, nas instituições de ensino superior parceiras do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Antonio Amorim, diretor de Educação a Distância (DED) da Capes, explica que o curso tem como objetivo “qualificar os profissionais da educação dos entes federados para lecionar nas ofertas da educação profissional, especialmente para os cursos técnicos de nível médio“. A medida estimula a produção e a difusão de conhecimento sobre a educação profissional como campo de estudos, além de promover a educação a distância como estratégia educativa.

A especialização beneficiará profissionais que atuam na educação profissional e tecnológica, especialmente professores, gestores educacionais, servidores e funcionários dos sistemas de ensino público. Esta é a primeira de uma série de três capacitações que somarão 25 mil vagas até dezembro de 2026. As outras duas especializações, Gestão da Educação Profissional, com 7,8 mil vagas, e Educação a Distância, com 8.750, serão implementadas em março de 2025.

Carla Jardim, secretária de Educação Profissional e Tecnológica substituta do MEC, enfatizou o “objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a educação profissional, chegando nos lugares mais distantes desse País”. O edital do Programa UAB destaca como objetivos a contribuição com metas do Plano Nacional de Educação 2014-2024 e a expansão da oferta de cursos de graduação no sistema público, federal e estadual, com atendimento preferencial a moradores de municípios interioranos que não possuem acesso à educação superior.

Fonte: Capes