Emoção marca formatura da primeira turma de Medicina da UFSC Araranguá

A cerimônia ocorreu na sexta-feira, dia 19

As pessoas que lotavam o Centro de Eventos Multiuso de Araranguá, no Sul do Estado, contaram de forma regressiva em coro, e os capelos utilizados por formandas e formandos foram lançados ao ar na mais tradicional comemoração de encerramento de uma cerimônia de colação de grau. Apesar de o gesto ser usual, essa celebração foi inédita. Já era perto das 21h30 quando o reitor Irineu Manoel de Souza deu por concluída a formatura da primeira turma do curso de Medicina do campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na sexta-feira, dia 19.

Formandas e formandos lançaram os capelos para cima ao final de cerimônia (Fotos: Salvador Gomes/UFSC)

No total, 46 estudantes da UFSC tornaram-se profissionais da saúde por um curso criado junto ao projeto de expansão das faculdades de Medicina proposto pelo programa Mais Médicos, do governo federal. De toda a turma, 25 pessoas ingressaram na universidade por meio das políticas de ações afirmativas.

A turma foi batizada em homenagem a uma estudante que não teve a chance de se formar. Priscila Carniel faleceu em 2022, aos 28 anos, quando cursava a 7ª fase de Medicina em Araranguá, vítima de uma cardiopatia.

Edson da Silva Santos, orador da turma

Victor Seabra Lima Prado Costa recebeu o diploma de mérito estudantil. Foto: Salvador Gomes/Agecom/UFSC
Victor Seabra Lima Prado Costa recebeu o diploma de mérito estudantil das mãos do reitor

A paraninfa da turma, Flávia Corrêa Guerra, fez um discurso emocionado. Ela destacou que a turma superou dificuldades para chegar à noite de sexta-feira. Lembrou das consequências da pandemia da covid-19 e ressaltou também que os estudantes chegaram com muita vontade ao curso. A professora chamou a todos de “a família Pioneira”. “Hoje vocês colhem o fruto da luta que travaram. Voem, colegas e afilhados, o mundo pertence a vocês”, finalizou a professora.

Professora Flávia Corrêa Guerra, paraninfa da turma, deixa correr lágrimas ao falar. Foto: Salvador Gomes/Agecom/UFSC
Professora Flávia Corrêa Guerra, paraninfa da turma

A pró-reitora Dilceane Carraro também enalteceu o pioneirismo da turma: “O nome de vocês estará gravado daqui e até sempre na história”.

O reitor Irineu Manoel de Souza foi o último a discursar. Ele agradeceu o empenho dos professores, técnicos-administrativos em educação e funcionários terceirizados da UFSC e parabenizou os formandos. “A UFSC fará, para sempre, parte da vida de vocês”, disse Irineu.

Atualmente, são 332 estudantes regularmente matriculados na graduação em Medicina da UFSC Araranguá, correspondendo ao curso com mais alunos do campus, com 23,9% do total de 1.391 estudantes.

Fonte: Notícias UFSC