Acordo é entre a SpaceLab e a UbatubaSat
O SpaceLab, laboratório de pesquisa em tecnologia espacial vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), anunciou parceria com a equipe do UbatubaSat, projeto educacional e científico desenvolvido por alunos e professores da cidade de Ubatuba, no estado de São Paulo, para o desenvolvimento e lançamento de um novo satélite, o UbatubaSat-2. O projeto pretende criar um satélite 1U, pequeno, padronizado e da forma de um cubo com dimensões de 10cm x 10cm x 10cm, pesando até 1,33 kg.
Segundo o coordenador do SpaceLab, professor Eduardo Bezerra, a parceria com o UbatubaSat é uma excelente oportunidade para o teste de novas tecnologias. “Reforçarmos nosso compromisso com a educação e a inovação. Estamos entusiasmados em apoiar esta equipe dedicada e visionária”, disse.
Apesar da limitação de recursos, a equipe do UbatubaSat planeja comprar células solares e desenvolver os próprios painéis. Este esforço será apoiado pelo SpaceLab, que vê nesta tentativa uma oportunidade de inovação. Outro desafio envolve o desenvolvimento de um sistema de controle de atitude ativo em um satélite de apenas 1U (10cm x 10cm x 10cm), garantindo o apontamento preciso necessário para a obtenção de imagens.
Além disso, a antena desenvolvida em uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEEL/UFSC), de Yunior Alcantara Guevara, pesquisador do SpaceLab, será mais uma vez testada, consolidando seu uso em múltiplas missões.
O projeto UbatubaSat-2 não só reforça a capacidade de inovação de jovens estudantes, mas também solidifica a plataforma FloripaSat como uma referência na base de desenvolvimento de satélites de pequeno porte. Além do mais, a missão proporcionará dados e experiências, contribuindo para o avanço da tecnologia espacial no Brasil.
Sobre o SpaceLab
Fundado com o objetivo de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento na área aeroespacial, o SpaceLab da UFSC tem se destacado pela sua abordagem interdisciplinar, visando tornar o espaço mais acessível não apenas à comunidade científica, mas também à indústria.
Sobre o UbatubaSat
O UbatubaSat é um projeto educacional e científico desenvolvido por alunos e professores da cidade de Ubatuba, no estado de São Paulo. Seu objetivo principal é a construção e o lançamento de pequenos satélites, conhecidos como CubeSats, para promover o ensino de ciências e tecnologias espaciais nas escolas. Além de envolver estudantes em todas as etapas do desenvolvimento de satélites, o projeto busca despertar o interesse pela ciência e tecnologia, proporcionando uma experiência prática e inspiradora.
Fonte: Notícias UFSC