Presidente diz que professores paralisados nas federais prejudicam não o governo, mas os estudantes, mostra a Folha
O presidente Lula afirmou nesta quinta-feira, dia 20, que os professores de universidade federais, em greve há mais de dois meses, “têm que entender que nós estamos há apenas um ano e seis meses no governo”.
“Às vezes eu fico triste porque ninguém agradeceu pelos 9% [no ano passado] e ficam fazendo uma greve dizendo que é por 4,5% porque não demos nada esse ano. Se a gente não deu porque não a gente não pode dar, isso não significa que a gente não possa nos anos seguintes dar mais que os 4,5%”, disse o presidente em entrevista à rádio Verdinha, de Fortaleza. “Vocês não estão prejudicando o governo, o Lula, mas aos alunos, que estão perdendo aula. No meu governo não falta oportunidade para negociar”, afirmou.
Lula foi à capital cearense para cerimônia de anúncio de investimentos em instituições federais no estado. Assim como em outros eventos oficiais, um grupo de manifestantes pedia o reajuste dos servidores da educação federal. A paralisação dos professores de universidades federais foi iniciada em 15 de abril. Eles pedem reajuste salarial e recomposição do orçamento dos centros de ensino.
Leia na íntegra: Folha de S.Paulo