Compra de imóvel entrou no radar do governo federal
A tão esperada sede própria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau deu mais um passo para sair do papel. O governo federal incluiu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) recursos para a aquisição de um campus próprio da UFSC na cidade. A versão “universidades” do PAC prevê aportes superiores a R$ 5 bilhões em todo o país.
A UFSC já tem o imóvel mapeado: trata-se das antigas instalações da Uniasselvi na Rua Engenheiro Udo Deeke, em frente ao Terminal Aterro. A federal, aliás, já ocupa parcialmente o espaço, com contrato de locação. O espaço abriga parte da estrutura administrativa da universidade. Os pouco mais de mil alunos, entre graduação e pós, ainda estudam principalmente no prédio na Rua João Pessoa, na Velha, e só devem se mudar para o novo campus no ano que vem.
Segundo Adriano Péres, diretor da UFSC em Blumenau, a expectativa é que a federal seja contemplada com um valor próximo a R$ 40 milhões. A quantia, segundo ele, é condizente com o preço pedido pelos proprietários para a venda – o imóvel pertence à família Tafner, fundadora da Uniasselvi. O recurso não estava inicialmente previsto no Novo PAC, mas houve uma atualização no projeto, fruto também de articulação política nos bastidores.
Leia na íntegra: NSC