Após queda na pandemia, nível de alfabetização de crianças volta a subir

Números refletem o desempenho de crianças de 6 e 7 anos que estudam na rede pública. Ceará (85%), Paraná (73%) e Espírito Santo (68%) têm os maiores percentuais de alunos com níveis de escrita e leitura adequados para a idade, segundo G1

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, dia 28, que 56% das crianças que estudam em escolas da rede pública foram alfabetizadas na idade certa em 2023. O dado faz parte dos primeiros resultados divulgados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa do governo federal lançado em julho do ano passado.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem o objetivo de garantir que os alunos de 6 e 7 anos aprendam a ler e a escrever. Aderiram à iniciativa 100% dos estados e 99,8% dos municípios. Mais de R$ 1 bilhão já foi investido no programa, segundo o MEC.

O patamar alcançado pela nova política é semelhante ao percentual de estudantes alfabetizados no Brasil em 2019, segundo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que era de 55%.

Leia na íntegra: G1