Evento acontece no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no campus de Florianópolis, às 15h
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Secretaria de Cultura Arte e Esporte (Secarte), trará o músico carioca Roberto Menescal, um dos fundadores da Bossa Nova, para uma roda de conversa, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo, no Campus de Florianópolis, na quinta-feira, 13 de junho, às 15h.
A participação é gratuita, aberta e não é necessário se inscrever. Durante o evento, o músico fará uma conversa descontraída com a comunidade e responderá às perguntas dos participantes.
Aos 86 anos, Roberto Menescal segue como um dos principais compositores da Bossa Nova, ao lado de Tom Jobim, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes. Criou canções que hoje são consideradas hinos do movimento e da própria música popular, como O Barquinho, Você, Nós e o mar, Ah, se eu pudesse, Rio, entre outras.
Segundo a secretária de Cultura, Arte e Esporte, Eliane Debus, a expectativa é trazer para a comunidade universitária da UFSC e de toda a cidade um pouco da experiência musical e histórias de uma expressão artística verdadeiramente brasileira. “Menescal é um dos maiores músicos brasileiros, memória viva de um movimento. Estamos muito felizes que ele possa vir falar à comunidade sobre sua carreira e sua arte,” salienta.
Show
A Conversa com Roberto Menescal na UFSC é um dos eventos da quarta edição da Mostra de Violão Anabá, que também trará, no dia seguinte, 14 de junho, sexta-feira, a partir das 19h, o show Bossa Nova 65 Anos, com Roberto Menescal, Leila Pinheiro & Quarteto. O show ocorre no palco do Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos, em Florianópolis.
O show já foi apresentado em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Manaus. A celebração da bossa continuará ao longo de 2024, com uma apresentação também prevista para o Rock in Rio.
Revisitando clássicos como Samba de Verão, Desafinado e Primavera, Menescal e Leila Pinheiro celebram o legado e a leveza da Bossa Nova, acompanhados dos músicos Itamar Assiere (teclado e arranjos sopros), Marcio Bahia (bateria), Zé Luiz Maia (contrabaixo) e Alexandre Caldi (saxes/flauta). Os músicos catarinenses Luiz Meira e Vitor Vital promovem uma participação especial na abertura do espetáculo.
Serão disponibilizados 100 ingressos cortesia para estudantes, por ordem de chegada, no balcão de informações do Centro de Cultura e Eventos, em data a ser anunciada pela SeCArtE. Cada aluno terá direito a um ingresso cortesia mediante a apresentação do atestado de matrícula referente ao semestre 24.1, impresso e documento oficial com foto. Não serão entregues ingressos com documentação de terceiros.
Sobre a Mostra de Violão Anabá
Realizada desde 2022, a Mostra de Violão Anabá reúne artistas locais e nacionais. Em sua quarta edição, a Mostra tem o objetivo de arrecadar recursos para um fundo financeiro, destinado à construção de uma futura sala multiartes na Escola Anabá, em Florianópolis. Os ingressos estão à venda no site.
::: Mais informações no Instagram da Mostra.
Fonte: Notícias UFSC