Ministro comentou a situação no programa Bom dia Pernambuco, na manhã desta quinta-feira, destaca o G1
As negociações para acabar com a greve das universidades e institutos federais foi um dos assuntos abordados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, na manhã desta quinta-feira, dia 9. De acordo com ele, o governo federal deve apresentar uma nova proposta de negociação com os servidores na próxima semana.
“Estive discutindo uma nova proposta para ser apresentada na próxima semana e que a gente espera que possa chegar num consenso com transparência, com diálogo, reconhecendo o valor dos servidores da educação federal nesse país. Então, esperamos que a gente possa superar, até porque isso é um prejuízo para os alunos, para a academia, e a gente espera que a gente possa, após uma semana, chegar a um acordo e retornarmos aí as atividades nas unidades que foram suspensas”, disse o ministro.
A última proposta oferecida pelo governo federal era de um reajuste de 9%, sendo 4,5% em 2025 e 4,5% em 2026. Ou seja, sem previsão de aumento para este ano. O ministro comentou a negativa da categoria e disse que o valor não é baixo, mas sim um reflexo da falta de investimentos na educação.
Leia na íntegra: G1