Série do Inep discute situação de docentes na educação básica

Encontro abordou também as desigualdades educacionais entre estudantes brasileiros

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou, nesta terça-feira, dia 7, o segundo encontro da nova série de seminários Pesquisa Inep. A gravação da live está disponível no canal do Instituto no Youtube.

A iniciativa dá continuidade ao debate a respeito da produção de evidências sobre o desenvolvimento da educação no Brasil, a fim de contribuir tecnicamente com a construção do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034.

Docentes na educação básica

O artigo “Carência de professores na educação básica: risco de apagão?”, de autoria de Alvana Maria Bof, Luiz Caseiro e Fabiano Mundim, busca diagnosticar a ausência de professores adequadamente habilitados para atuar nas áreas de conhecimento dos currículos dos anos finais do ensino fundamental e médio, e investiga a iminência de um possível “apagão” desses profissionais.

As análises realizadas, comparando as demandas total e imediata de professores com o número de licenciados nas áreas curriculares específicas, indicam que não há professores formados em quantidade suficiente para atender essas demandas na maioria dos estados brasileiros, em diversas áreas curriculares. Evidenciam-se, também, as desigualdades marcantes entre as unidades Federativas em relação à adequação da formação docente e à carência de professores potenciais para atuar nos anos finais do ensino fundamental e médio.

O estudo aponta, ainda, que a carência de professores no país não se deve à falta de vagas nos cursos de licenciatura, mas sim à baixa atratividade da carreira do magistério, considerada uma das principais causas associadas ao déficit de docentes no Brasil.

Desigualdade educacional

Uma das questões a ser enfrentada no próximo Plano Nacional de Educação (PNE) diz respeito à superação das desigualdades educacionais entre os estudantes brasileiros. O estudo “Aprendizado no ensino fundamental: diagnóstico das desigualdades e ‘escolas invisíveis’” apresenta um diagnóstico sobre o aprendizado dos estudantes de ensino fundamental no período de 2007 a 2021, sob a perspectiva da superação das desigualdades.

De autoria de Alvana Maria Bof e Maria Teresa Gonzaga Alves, o estudo recomenda que o novo PNE adote metas e estratégias mais eficazes para superar as desigualdades educacionais e sugere que o monitoramento da qualidade da educação básica utilize indicadores mais abrangentes para avaliar as escolas que não fazem parte da população-alvo do Saeb e, portanto, não têm Ideb calculado.

O próximo seminário será transmitido no dia 14 de maio, no canal do Inep no Youtube, com os temas: “Expansão-interiorização-democratização: o desafio da redução das desigualdades territoriais e socioeconômicas de acesso à educação superior no brasil (2003-2015)” e “Depois do ensino médio: o direito à educação e ao Trabalho no novo PNE”.

Pesquisa Inep

A série será composta por cinco webinários, realizados semanalmente, às terças-feiras, às 10h (horário de Brasília), e transmitidos no canal do Inep no Youtube. Os encontros fomentarão um debate acerca dos estudos que compõem os Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e outros estudos que contribuam para a compreensão das questões e dos desafios educacionais do país, além de possibilitarem subsidiar as políticas públicas para a efetivação do direito à educação, com qualidade e equidade.

Fonte: Inep