Por meio do Sinaes é que o Brasil compreende em quais áreas do conhecimento deve investir, defende presidente da SBPC

Integrante da primeira composição da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, Renato Janine Ribeiro participou de evento que comemorou os 20 anos do sistema

O Ministério da Educação (MEC) promoveu, na última quinta-feira, dia 25, uma cerimônia em Brasília para comemorar os 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), completados neste mês de abril. O evento contou com as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana, da presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires de Carvalho e de membros históricos da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), como o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro.

Solenidade de abertura do seminário dos 20 anos do Sinaes (Foto: Luis Fortes/MEC)

Em sua fala, Janine Ribeiro destacou que o objetivo da avaliação não é apontar os problemas do ensino superior brasileiro, mas sim identificar iniciativas de sucesso, além de ajudar na estruturação das políticas educacionais.

“A pós-graduação no Brasil tem a qualidade que tem em função, sobretudo, das avaliações da Capes e do fomento essencialmente federal. Mas nós sabemos também que esse fomento é baseado em critérios de avaliação, que supõem tanto você medir a qualidade quanto fazer a política adequada: saber quais as áreas de conhecimento que você tem que estimular, quais são as regiões do País que precisam de mais estruturas, entre outros aspectos.”

Fonte: Jornal da Ciência