Segundo dia de encontro deu continuidade às discussões que cercam a história e evolução do Sinaes ao longo dos seus 20 anos, além das principais perspectivas para o futuro
O segundo dia do Seminário 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), realizado na sexta-feira, 26 de abril, deu continuidade às discussões que cercam a história e evolução do Sinaes ao longo dos seus 20 anos, assim como as principais perspectivas para o futuro da avaliação. O evento foi realizado em dois dias, pelo Ministério da Educação (MEC); pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do MEC; e pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) — entidades responsáveis por conduzir os processos e instrumentos que compõem o Sinaes.
O objetivo do encontro foi comemorar os 20 anos do Sistema, utilizado para fazer o processo avaliativo da educação superior brasileira. Marta Abramo, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), destacou a democratização no acesso à etapa de ensino. “Nestes 20 anos de Sinaes, podemos notar o aumento no número de instituições e, consequentemente, o número de matrículas. O ensino a distância também apresentou uma expansão significativa, o que demonstra que mais pessoas estão tendo acesso à educação superior”, apontou.
Para o presidente do Inep, Manuel Palacios, o “objetivo é tornar o processo de avaliação da educação superior cada vez mais eficiente”. Na oportunidade, ele também reafirmou que, nos últimos anos, a autarquia tem se esforçado para fazer uma entrega de excelência às instituições de ensino. “Todas essas mudanças têm o objetivo de aperfeiçoar a produção de evidências educacionais”, concluiu.
Mesas temáticas – As condições de oferta da avaliação in loco e autoavaliação também foram pautas durante o segundo dia de seminário. Na ocasião, foram apresentadas iniciativas para estabelecer critérios de qualidade, captar as especificidades das instituições, reconhecer as boas práticas, considerar a inserção regional e fomentar a cultura da avaliação.
Ao longo do dia, as mesas temáticas discutiram também a trajetória do estudante e do egresso; as melhorias na educação a distância; e a extensão na avaliação da educação superior. Ao final, foi realizada a reunião com as associações representativas.
Sinaes – O Sistema foi instituído pela Lei nº 10.861, de 2004, e segue as diretrizes definidas pela Conaes. Cabe ao Inep a organização de todo o processo avaliativo, que possui um conjunto de instrumentos para avaliar aspectos relacionados aos cursos de graduação; às instituições de ensino; ao processo formativo e ao desempenho dos estudantes; à formação dos professores; e a outros fatores.
Nesse contexto, o Sinaes possibilita traçar um panorama da educação superior brasileira. Os resultados também são utilizados para subsidiar inúmeras políticas públicas de regulação, supervisão, financiamento e indução da qualidade da educação.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep
Foto: Inep