Resposta do Ministério da Educação foi enviada diretamente aos estudantes e obtida pelo G1
Candidatos que se inscreveram no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2024 afirmam que erros do Ministério da Educação (MEC) no processo seletivo estão atrapalhando a convocação de novos alunos na lista de espera.
Os estudantes — que disputam mais de 67 mil vagas para fechar contratos de empréstimo e pagar a graduação — relatam falhas técnicas, demora excessiva na fila de espera e outros problemas que, na visão deles, exigiriam uma ampliação do prazo de inscrições. Ainda assim, a pasta afirmou a esse grupo, por e-mail, que não mudará as datas do programa.
Em resumo, as queixas do estudantes são as seguintes:
- O sistema eletrônico pelo qual os estudantes enviam os documentos na matrícula tem problemas técnicos desde o início do processo, atrasando todas as etapas seguintes;
- As listas de espera não estão “rodando” no ritmo esperado, por isso, milhares de alunos que não foram aprovados na 1ª chamada aguardam a convocação;
- A mesma pessoa está sendo aprovada em mais de uma opção de curso (algo vetado pelo edital do Fies);
- O prazo final do Fies termina em 30 de abril e, mesmo com as falhas relatadas acima, a pasta afirma que “não vislumbra possibilidades de prorrogação”.
Leia na íntegra: G1