Stefani Ceolla ficou em 2° lugar na categoria Áudio e Karoline Bernardi em 3° lugar em trabalho universitário
As jornalistas da Apufsc-Sindical, Stefani Ceolla e Karoline Bernardi, foram reconhecidas no 3° Prêmio ACI Osesc de Jornalismo. Realizada pela Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), a cerimônia de premiação ocorreu na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) na noite desta terça-feira, dia 27.
Stefani, que coordena a equipe de Comunicação da Apufsc-Sindical, ficou em 2° lugar na categoria Áudio com a Série Especial sobre Literatura Catarinense produzida pelo Posfácio Podcast, realizado por ela e pela jornalista Carol Passos desde 2021. A série pode ser ouvida na íntegra aqui.
Em 1° lugar na categoria ficou o trabalho “É de papelão, Jorge?”, da V Vale, e em 3° lugar “Violência contra a mulher: está na hora de romper esse ciclo”, da Rádio Peperi.
O Posfácio Podcast, produto do Posfácio Hub de Jornalismo em Áudio, é um projeto de jornalismo cultural dedicado a falar sobre literatura de maneira descomplicada. No ano passado, foi selecionado pelo programa Acelerando Negócios Digitais, do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ) e da Meta, e pelo GNI Startups Lab, programa de aceleração do Google com foco em novos negócios de jornalismo independente.
Stefani Ceolla tem quase 15 anos de atuação como jornalista, com passagem por redações dos principais jornais de Santa Catarina e pela sociedade civil organizada. Há dois anos faz parte da equipe da Apufsc-Sindical.
Trabalho sobre Constelação Familiar premiado
A reportagem “Laços de Família: A presença polêmica da Constelação Familiar nas instituições públicas brasileiras”, resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de Karoline Bernardi e Jullia Gouveia, ficou em 3° lugar na categoria Universitário. A reportagem pode ser conferida na íntegra aqui.
O trabalho de Karol e Julia já havia sido reconhecido anteriormente no Prêmio Livre.jor de Jornalismo-Mosca 2023 na categoria Universitária. Além disso, a reportagem foi publicada pela Agência Pública no ano passado. O TCC foi orientado pela professora Stefanie C. da Silveira.
Karol Bernardi está na Apufsc há quase três anos: foi estagiária do setor de Comunicação e hoje é jornalista do sindicato.
Em 1° lugar na categoria Universitário ficou o documentário “Uma História de Silêncios”, de Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, que discute a ascensão de casos associados à ideologia nazista no estado, e também é resultado de TCC do curso de Jornalismo da UFSC. O filme já foi exibido pelo Cineclube 757, do qual a Apufsc é uma das organizadoras. Em 3° lugar na categoria, ficou o trabalho “As cicatrizes de um sequestro eterno”, de autoria de Caroline Valnier Sartori pela UniSatc.
Yan Boechat, egresso da UFSC é homenageado
Esta edição do Prêmio teve como homenageado Yan Boechat, formado em Jornalismo pela UFSC, com mais de 20 anos de experiência nos principais veículos de comunicação do país. O profissional atuou em diversas áreas de cobertura, como economia, política e geopolítica, e ganhou grande destaque pelas coberturas realizadas em áreas de conflito no Oriente Médio e na África. Boechat tem em sua bagagem profissional prêmios como o Vladimir Herzog.
Ele não pode participar presencialmente da premiação pois, neste momento, está cobrindo a guerra na Ucrânia, mas enviou um vídeo que foi exibido no evento.
::: Confira a lista completa de premiados aqui
Imprensa Apufsc
Com informações da ACI