Unidades ficaram sem luz após rompimento de cabos de média tensão
Um curto-circuito na tarde da última quinta-feira, dia 25, provocou o rompimento de cabos de média tensão de duas subestações de energia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foram afetados com a falta de energia, o Centro Tecnológico (CTC), Centro de Ciências da Saúde (CCS) e Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). De acordo com a Prefeitura Universitária (PU), a meta é concluir os serviços de reparo até o final desta segunda, dia 29.
A substituição dos quatro cabos no ramal de alimentação – três para uso e um cabo reserva dos sistemas de média tensão tiveram início na sexta, dia 26. Com a finalidade de manter em funcionamento os sistemas administrativos da UFSC, a Setic realizou a contratação direta de mais um gerador, para funcionar em paralelo ao gerador atual. Servidores da Setic e da PU estão envolvidos na logística de suprimento de combustível para os geradores, que consomem juntos cerca de mil litros de óleo diesel por dia.
Para não prejudicar as aulas do curso de Odontologia, que inicam nesta segunda-feira, a direção do Centro de Ciências da Saúde acertou com o Gabinete da Reitoria o aluguel de um gerador, que deverá garantir energia para o funcionamento dos laboratórios do curso.
Fonte: Notícias da UFSC