Atividades serão realizadas entre 30 de novembro e 2 de dezembro
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a partir desta quinta-feira, dia 30, a Ciranda Nacional de Educação Popular. Serão três dias de evento em diferentes pontos do campus Florianópolis. A abertura será aberta ao público na quinta, às 18h30, com o painel “Educação popular e movimentos sociais na América Latina e Caribe”, que terá como convidado Alfonso Torres.
Torres é doutor em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Nacional Autônoma do México e professor da Universidade Pedagógica Nacional de Bogotá, na Colômbia. Ele é integrante do Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe. O painel será realizado no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), e contará com atividade artística do Grupo Madalenas na Luta de Santa Catarina.
No evento de abertura, professores do curso de Educação do Campo farão um ato político e institucional, tendo como referência o Fórum Nacional e Internacional de Educação Popular. “Este será um evento importantíssimo para que haja a valorização das experiências de vida, de trabalho, de luta e de resistência como fontes de aprendizagem e saber, tendo como semente, o cuidado”, convida o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escola do Campo e Agroecologia (Geca) da UFSC.
Saiba mais
Segundo a Rede de Educação Cidadã, as Cirandas da Educação Popular são encontros de estudo, reflexão e aprofundamento contínuo das práticas referenciadas na metodologia da educação popular crítica, formulada e experimenta por Paulo Freire, para, de forma coletiva, problematizar e potencializar as práticas de educadores e educadoras populares que acompanham processos educativos em organizações, movimentos e pastorais sociais.
Imprensa Apufsc