Evento começa às 14h no auditório do Centro de Comunicação e Expressão
O Novembro Negro UFSC continua, com exposições abertas e eventos em diversos setores da universidade. Confira alguns destaques da semana de 27 de novembro a 4 de dezembro e acompanhe a programação completa no site novembronegro.ufsc.br.
Mesa
A mesa “A Implementação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC” ocorre na quinta-feira, dia 30, às 14h, no auditório do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A mesa contará com a presença da vice-reitora, Joana Célia dos Passos, a pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidades (Proafe), Leslie Sedrez Chaves, o professor do Departamento de Geociências, Lindberg Nascimento Júnior, a assistente social da Proafe, Bárbara Nóbrega Simão.
O objetivo é promover diálogo e transparência quanto aos processos de implementação da Política de Enfrentamento ao Racismo Institucional da UFSC, aprovada em 2022. Serão apresentadas as ações desenvolvidas desse primeiro ano de monitoramento da política e, também, um primeiro diagnóstico do racismo institucional. Será também apresentada a Cátedra Antonieta de Barros: educação para a igualdade racial e combate ao racismo, aprovada pela Unesco e criada com o objetivo principal de analisar o impacto do racismo na universidade e contribuir com a formulação e implementação de políticas curriculares multidisciplinares para inclusão da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena na formação de profissionais das diferentes áreas.
O evento será encerrado com o lançamento oficial do Guia de Enfrentamento ao Racismo Institucional e uma apresentação cultural com as professoras Maristela Campos e Renata Cecília de Lima Oliveira.
Palestras e Debates
Nesta segunda-feira, dia 27, teve continuidade o II Seminário Kadila, promovido pelo Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas da UFSC. O terceiro ciclo de debates foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do Instituto Kadila. Para receber o certificado é necessário inscrever-se pelo link. O palestrante desta semana, Walter Lippold, é professor e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF). A mediação fica a cargo de Cristine Severo e Filipe Kalenguessa. A temática abordada foi Franz Fanon, da ilha de Martinica.
Apresentação Cultural
Estudantes do Colégio de Aplicação da UFSC apresentam, na próxima segunda-feira, dia 4, às 19h, a peça “Everyday Colors: Relatos da realidade de uma adolescente negra”, uma peça teatral sobre o cotidiano de uma estudante negra. Em seguida, apresenta-se o grupo de samba Aplicacaos. A atividade ocorrerá no Teatro da Igrejinha da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont, Trindade, em Florianópolis. Veja mais.
UFSC Blumenau
O evento “Enfrentamento ao neonazismo em Santa Catarina – Vale do Itajaí” ocorre no Campus de Blumenau na terça-feira, dia 28, a partir das 15h. A programação terá duas mesas de debates, e está sendo organizado em conjunto com o Ministério Público Federal e o Ministério Público de Santa Catarina. Veja a programação completa do evento.
UFSC Curitibanos
O coletivo Curitiblack promove de 6 a 30 de novembro uma exposição de banners, vídeos e música no Hall do CBS01, no Campus de Curitibanos. Confira toda a programação prevista.
UFSC Joinville
Nesta segunda-feira, dia 27, ocorreU a Batalha do Conhecimento, no Restaurante Universitário do CTJ, campus da UFSC em Joinville. A batalha de rappers foi uma oportunidade de demonstrar arte e improvisação com a temática antirracista e de igualdade étnico racial.
Exposições
A Biblioteca Central da UFSC segue até 30 de novembro com a exposição Perspectivas, com obras elaboradas por um coletivo de artistas do Ateliê Smith. As telas são todas em pintura acrílica. As telas estão disponíveis para visitação no Hall do Auditório, no horário de funcionamento da biblioteca. Acesse mais informações.
Continua aberta também a exposição Filosofias Africanas, na sala 320 do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). Acesse mais informações.
Fonte: Notícias UFSC