MEC apresenta propostas para política de educação inclusiva

O governo federal disponibilizará mais de R$ 3 bilhões em diferentes ações para ampliar acesso, permanência, participação e aprendizagem de estudantes

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, participarão nesta terça-feira, dia 21, às 16h, no Palácio do Planalto, da Cerimônia de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI).

O governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), disponibilizará mais de R$ 3 bilhões em diferentes ações para ampliar acesso, permanência, participação e aprendizagem de estudantes no âmbito de escolas comuns, além de formação inicial e continuada de educadores.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a educação especial é uma modalidade de educação escolar que perpassa todas as outras etapas, níveis e modalidades. Isso significa que seus recursos, apoios e profissionais devem ser garantidos a estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação ao longo de todo o seu processo de escolarização.

Fonte: Governo Federal