Docentes ressaltaram a necessidade de mobilização da categoria nos atos da próxima terça-feira, dia 3
Tomaram posse na manhã desta sexta-feira, dia 29, 18 membros do Conselho de Representantes da Apufsc-Sindical para a Gestão 2023-2025. Durante a primeira reunião, os docentes discutiram sobre a conjuntura política atual e a necessidade de mobilização da categoria para os atos da próxima terça-feira, dia 3, que têm como reivindicação principal o reajuste salarial dos servidores públicos.
O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes deu boas-vindas aos novos membros do CR e destacou o valor dos debates promovidos pelo Conselho. “Temos como desafio trabalhar coletivamente com o espírito crítico para fortalecer o sindicato.” Tomaram posse seis representantes dos aposentados e aposentadas e 12 representantes dos departamentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Fotos: Karol Bernardi/Apufsc
Durante a análise da conjuntura atual, o presidente da Apufsc lembrou que o momento é de reconstrução do país e que por isso a categoria precisa retomar o processo de mobilização gradual. Ele aproveitou para compartilhar os encaminhamentos da reunião realizada nesta quinta-feira, dia 28, com entidades sindicais dos servidores públicos de Santa Catarina. Nela, ficou decidido pela mobilização na próxima terça-feira, dia 3, na forma de uma plenária unificada na Praça da Cidadania da UFSC, às 15h, com o tema “Campanha Salarial e Defesa do Serviço Público”. Durante a terça-feira, movimentos de todo o país se reuniram em atividades do Dia Nacional de Luta.
Os representantes do CR também reforçaram a importância da categoria reinvindicar por um reajuste salarial que repare as perdas salariais dos docentes dos últimos anos. Além disso, discutiram a necessidade de incluir na pauta de lutas a recomposição orçamentária das universidades federais, o arquivamento da PEC 32 — reforma administrativa —, a reestruturação da carreira dos professores e professoras e o fim da contribuição previdenciária dos servidores públicos. Eles também sugeriram o envio de cartas a parlamentares que possam agregar forças ao movimento.
Além da adesão à plenária na Praça da Cidadania da UFSC, na terça à tarde, o CR decidiu encaminhar uma mobilização durante a manhã do dia 3, a princípio, na sede da Apufsc, para promover debates sobre as perdas salariais dos docentes e da educação, entre outros temas. A programação ainda será discutida e em breve divulgada no site da Apufsc.
Confira o nome dos representantes do CR empossados:
Departamento de Botânica
Titular: Paulo Antunes Horta Junior
Suplente: Makeli Garibotti Lusa
Departamento de Língua e Literaturas Estrangeiras
Titular: Sheila Maria dos Santos
Departamento da Ciência da Informação
Titular: Ricardo Alexandre Reinaldo de Moraes
Departamento de Filosofia
Titular: Felipe de Matos Muller
Departamento de Física
Suplente: Gustavo Nicodelli
Departamento de Serviço Social
Suplente: Mailiz Garibotti Lusa
Departamento de Automação e Sistemas
Titular: Ubirajara Franco Moreno
Departamento de Engenharia Química e de Alimentos
Titular: Alan Ambrosi
Coordenadoria Especial de Física, Química e Matemática (Araranguá)
Titular: Bernardo Walmott Borges
Departemento de Engenharias da Mobilidade (Joinville)
Titular: Rafael Galina Delatorre
Suplente: Juan Pablo de Lima Costa Salazar
Representantes dos Aposentados
Titular: Maria Odete Santos
Suplente: Lino Fernando Bragança Peres
Titular: Romeu Augusto de Albuquerque Bezerra
Suplente: Luiz Gonzaga de souza Fonseca
Titular: Raul Valentim da Silva
Titular: Rogerio Silva Portanova
Imprensa Apufsc