MEC realiza evento para estimular ações de sustentabilidade na rede federal

Reunião técnica promovida pelo Ministério da Educação fomenta o debate sobre recursos naturais e tem apresentações de boas práticas de 20 instituições

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), realizou, na terça e quarta-feira, dias 19 e 20, a primeira reunião técnica para tratar a temática da sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento visa ao fortalecimento das ações sobre o tema, estimulando as boas práticas de sustentabilidade nas instituições. Também é uma das fases preparatórias para participação na 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que irá acontecer no Brasil, em 2025. O momento contou com palestras e apresentações de experiências exitosas de 20 instituições e ocorreu durante o 20º Congresso Nacional de Meio Ambiente (CNMA), em Poços de Caldas (MG).

Participaram da programação os institutos federais das cinco regiões brasileiras – que apresentaram projetos sobre práticas, políticas e ações em prol da sustentabilidade nas instituições e nas localidades em que estão inseridos –, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e a Escola Técnica Federal, vinculada à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Eles também levaram experiências e projetos sobre as possibilidades de reciclagem de resíduos.

Um dos projetos da Setec/MEC, o Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (EnergIFE), também integrou as discussões do evento, abordando o tema sobre a importância do gerenciamento do consumo de energia e a elevação do desperdício com sistemas fotovoltaicos.

Sustentabilidade

O tema está presente nas diretrizes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal, que tem como slogan Desenvolvimento e Sustentabilidade. Além disso, terá destaque com a realização da COP30 no Brasil, que irá reunir lideranças mundiais para debater soluções que possam conter o aquecimento global e criar alternativas sustentáveis para a vida na Terra.

Fonte: Governo Federal