Programa vai ser implementado de forma gradual até 2026
Está marcado para as 14h desta terça-feira, dia 1º, em Florianópolis, o ato de sanção do programa “Universidade Gratuita”. O governador Jorginho Mello (PL) vai sancionar as leis aprovadas na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Ao todo, são dois projetos: um que cria o projeto de compra das vagas das universidades comunitárias que fazem parte do sistema Acafe e outro que cria as bolsas nas universidades particulares. No entanto, apesar da sanção ocorrer nesta terça, a gratuidade para os beneficiados deve ocorrer entre setembro e outubro deste ano.
Em entrevista ao programa Redação CBN, na rádio CBN Floripa, nesta segunda-feira, dia 31, o secretário da Casa Civil do Estado, Estêner Soratto, explicou que o prazo até lá é necessário para o prazo do edital de credenciamento das instituições que vão ofertar as vagas. Depois, abrem-se as vagas efetivamente. Soratto afirma que a secretaria de Educação trabalha para agilizar os processos e fazer com que em setembro já seja possível ter a gratuidade aplicada.
Leia na íntegra: NSC