“Voltei para provar que faremos mais universidades”, diz Lula

Presidente anunciou a retomada das obras da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta terça-feira, dia 4, da cerimônia de assinatura de protocolo entre Itaipu, Ministério da Educação do Brasil (MEC) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), na usina hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Em seu discurso, Lula disse que voltou ao cargo de chefe de Executivo para mostrar que é possível construir mais instituições de ensino. “Durante um tempo, na história do Brasil, a elite econômica que dirigia este país não gostava que o povo estudasse. Só estudava quem tinha dinheiro”, afirmou.

Protocolo de intenções para conclusão do campus foi assinado nesta terça-feira pelo presidente Lula (Foto: MEC/Divulgação)

O evento marca a oficialização do acordo com a Itaipu Binacional, empresa comandada por Brasil e Paraguai, que destinará R$ 600 milhões para obras na Unila. Essa área da universidade está sendo construída em um terreno cedido pela empresa e fica ao lado da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

“Não tem nada mais barato no mundo do que financiar um jovem”, afirmou o presidente, dizendo que o lucro que um médico ou engenheiro, por exemplo, trazem ao país é muito superior aos recursos necessários para formá-los. 

Leia mais na íntegra: Poder 360