Programação encerra neste sábado, dia 24, com tradicional feijoada de aniversário
Para comemorar os 48 anos de história, a Diretoria da Apufsc-Sindical promove entre os dias 20 e 24 de junho uma semana artístico-cultural e científica para os filiados e filiadas. A programação completa incluiu o lançamento de livros de docentes, prática de Qi Gong e outras atividades físicas. No sábado, dia 24, data oficial do aniversário da Apufsc, acontece a tradicional feijoada no Sítio do Gonzaga.
A coordenação da semana é feita por Roberto Ferreira de Melo, diretor de Promoções Sociais, Culturais e Científicas. O apoio logístico é do administrador da sede do campus Trindade, Carlos Henrique Machado. A programação também tem envolvimento da Diretoria Apufsc e das equipes administrativa e de imprensa. Confira como foram as atividades:
Lançamento de livros
Na terça-feira, dia 20, a Apufsc-Sindical promoveu o lançamento de livros de quatro docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participaram do evento com livros acadêmicos os autores: Márcio Vieira de Souza, Diretor de Comunicação da Apufsc, com “As Vozes Do Silêncio”; Daniela Schneider, com “Psicoterapia Existencialista – Princípios Metodológicos” e “Princípios Metodológicos – na Pesquisa”; Zuleica Pretto, com “As Infâncias em um Bairro em Processo de Urbanização”; e Waldir Rampinelli, com os livros ficcionais: “Os Botões da Batina”, “O Menino que Vê o Mundo” e “Evangelho e Manifesto na Religião e na Política”.
A secretária-geral da Apufsc, Viviane Heberle, destacou a importância da divulgação de livros, tanto de literatura, como de pesquisas, como parte do trabalho docente. Na semana de comemoração do 48º aniversário da Apufsc-Sindical, Viviane também enfatizou a força do sindicato. “Lutar pelas condições dos professores, ter uma representação coletiva nacional e local é muito importante.”
Para o professor Waldir Rampinelli, se não fosse a Apufsc, a UFSC seria muito pobre culturalmente. Ele lembra que a entidade foi responsável ao longo dos anos por promover eventos, trazer docentes de outros países para a instituição, colaborar com livros, revistas e jornais.
A primeira mulher a presidir o sindicato, Bernardete Wrublevski Aued, ressaltou a necessidade de voltar a plantar a “sementinha da filiação” nos novos professores e professoras. Durante a gestão dela nos anos de 1993 a 1994, com uma ampla campanha, a Apufsc alcançou 98% de adesão do corpo docente da UFSC.
“Os jovens professores devem ser sensibilizados de novo para que participem dessa luta. Os ganhos que nós tivemos no passado, de salário, de manter a universidade pública, foi um ganho de uma força coletiva. Então de novo essa história precisa ser recontada para os jovens professores que estão aqui e ficarão ainda por um bom tempo.”
Parte da Diretoria da Apufsc esteve presente no evento (Fotos: Karol Bernardi/Apufsc)
Prática de Qi Gong
Na quarta-feira, dia 21, Teresa Sell, professora aposentada do curso de Psicologia, conduziu a prática de Qi Gong (Chi Kung) na Praça da Cidadania, em frente à Reitoria da UFSC, no campus de Florianópolis. Entre os participantes estavam docentes da ativa e aposentados, estudantes da graduação e adeptos à prática de fora da comunidade acadêmica. O presidente da Apufsc-Sindical, José Guadalupe Fletes, também participou da atividade.
O evento teve início às 11h, com exercícios de aquecimento e relaxamento do corpo, acompanhados de explicações da professora sobre o Qi Gong. Teresa seguiu demonstrando uma série de posições, movimentos e técnicas de respiração e filosofia da prática para os participantes. Ela explica que o método “trabalha com a circulação do Qi (Chi), que é a energia vital”, e que, “com as práticas, você aprende a se conhecer, a ver onde você está precisando, e faz essa energia circular dentro de você.” Teresa ainda afirma que o exercício permite “prevenir, se curar e envelhecer com saúde.”
Para Miriam Carvalho Salles, professora aposentada do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), que pratica o Qi Gong há anos, o treinamento trabalha, além do emocional, a espiritualidade, e ajuda a trazer paz e relaxamento. “A gente fica mais centrada e conectada com o planeta Terra”, ela afirma.
Prática da atividade (Fotos: Laura Miranda/Apufsc)
O Qi Gong é um treinamento milenar de origem chinesa. Teresa descreve o exercício como “a arte de trabalhar com a energia” e define o Qi (Chi) como a “energia vital que existe no universo e está ligada ao ar que respiramos e às funções do corpo humano”. A prática é, então, uma forma de alimentar essa energia e impedir seu desgaste, disciplinando a mente e o corpo, que acontece a partir de posturas, movimentos, respiração e pensamento.
O presidente da Apufsc, José Guadalupe Fletes, destacou que o evento funcionou para “motivar os professores para que se engajem no processo de envelhecer com saúde”, e foi apoiado pela professora Teresa. Ele ainda definiu a experiência como “sensacional, simples e cativante”.
Teresa cita uma frase do mestre Wong Kiev Kit: “O mais impressionante não é a simplicidade das técnicas, mas as recompensas maravilhosas que você irá obter, inevitavelmente, se perseverar”.
Prática aconteceu em frente à Reitoria da UFSC e foi aberta a toda a comunidade (Foto: Laura Miranda/Apufsc)
Tradicional feijoada de aniversário
A programação encerra com uma feijoada no Sítio do Gonzaga, localizado na Rua Leonel Pereira, n°1775, no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. Cada filiado/a tem direito a um acompanhante. Para cada acompanhante extra será cobrado o valor de R$ 50, crianças de até 12 anos pagam R$ 25. Os interessados em participar devem confirmar presença até esta sexta-feira, dia 23, pelos telefones: (48) 99832-0127, (48) 99144-3002 ou (48) 9944-0103.
A Apufsc também oferecerá transporte para até o local do almoço. A saída está marcada para as 10h, na sede do sindicato no campus de Florianópolis. É necessário verificar a disponibilidade e fazer a reserva pelos mesmos telefones citados acima.
Imprensa Apufsc