Publicações são resultados do projeto de extensão “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas”, realizado pelo Lastro-UFSC
O Fazendo Escola vai lançar o livro e a cartilha de formação para trabalhadores elaborados em parceria com o Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nesta terça-feira, dia 13, em Brasília.
As publicações foram elaboradas a partir do ciclo internacional de seminários do “O Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino americanas” realizado em 2021 pelo Lastro-UFSC. Esse projeto acontece em colaboração com o Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo (Fazendo Escola), vinculado ao Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc).
A elaboração da cartilha e livro contou também com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina (Sintrajusc) e do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (Sindjusrs) e foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC) destinada à UFSC.
O livro “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas” foi publicado em 2023. Reúne sete textos de autores latino-americanos, com o objetivo de “promover a articulação do conhecimento científico com a sociedade por meio da divulgação de pesquisas, experiências e debates sobre o trabalho na América Latina”, segundo texto publicado no site do Lastro-UFSC.
A cartilha é de distribuição gratuita e foi pensada para apoiar a formação sindical de trabalhadoras e trabalhadores de todo o Brasil. É composta por textos de especialistas, sindicalistas e pesquisadores latino-americanos sobre as mudanças que aconteceram no mundo do trabalho nas últimas décadas. São mudanças que, de acordo com as pesquisas, se deram tanto pela inserção de novas tecnologias, quanto pelo aprofundamento de políticas neoliberais.
Lia Capella
Imprensa Apufsc