Concedido pela Câmara dos Deputados, premiação homenageia ações de destaque na defesa e promoção da educação no Brasil
O reitor Luis Carlos Cancellier, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi indicado à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para receber o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023. Vítima de lawfare na operação Ouvidos Moucos, Cancellier tirou a própria vida em 2017.
A TVGGN contou a história de Cancellier no documentário “Levaram o reitor”, divulgado no Youtube em 2022. A produção foi mencionada no ofício encaminhado pela deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) à Câmara, para justificar a indicação de Cancellier ao prêmio.
A indicação lembra que Cancellier foi “injustamente preso, conforme apresentado nas reportagens anexas, e no livro-documentário Em nome da inocência: justiça, no livro Recurso final, e no documentário Levaram o reitor: quando o modelo Lava Jato adentrou uma universidade“.
Instituído pela Resolução 30/98 e regulamentado pelo Ato da Mesa 31/00, o prêmio é concedido anualmente pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora a três pessoas e/ou entidades cujos trabalhos ou ações mereçam especial destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.
Imprensa Apufsc
Com informações da Agência Câmara de Notícias e Jornal GGN