Após a primeira autorização, em março, para 30 vagas para o Ministério da Relações Exteriores, o governo federal já deu sinal verde para a realização de mais outros quatro processos seletivos
Em 2023, o governo federal já autorizou 9.585 vagas para concursos públicos da administração pública federal, com o objetivo de compor a força de trabalho de órgãos e entidades. Após a primeira autorização, em março, para 30 vagas para o Ministério da Relações Exteriores, o governo federal já deu sinal verde para a realização de mais outros quatro processos seletivos. Os certames para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) foram autorizados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Do total de vagas abertas, 1.444 são para cargos efetivos. As outras 8.141 serão temporárias para atender à demanda do IBGE com as atividades do Censo Demográfico 2020. As vagas para o IBGE foram autorizadas em portaria conjunta assinada pelos ministérios da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e do Planejamento e Orçamento (MPO).
“Nos últimos sete anos, a administração pública teve uma perda de cerca de quase 100 mil servidores, que por vários motivos saíram. Então efetivamente há uma necessidade clara do fortalecimento da capacidade estatal através da ampliação da sua força de trabalho”, afirma a secretária interina de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Meri Lucas.
Meri também destaca que “o MGI tem investido também na ampliação dos serviços digitais, mas a gente sabe que isso não é suficiente para dar conta da execução de todas as demandas e desafios que o governo tem pela frente. Só as áreas de educação, saúde e previdência representam cerca de 68% da nossa força de trabalho, então não é possível a gente ampliar universidades e institutos federais sem dá condições para que eles funcionem”, pontuou a secretária.
Na área da previdência, o MGI prepara para os próximos dias a autorização para o provimento do concurso do INSS, que está em fase de nomeação, para 1 mil candidatos aprovados. Além disso, a pasta anuncia para junho o prazo final para publicação das autorizações de concursos que ainda poderão ser realizados esse ano.
“O nosso esforço é, para dentro dos limites orçamentários apresentados para esse ano, atender a maior quantidade de órgãos possíveis. Olhar a administração como um todo e identificar onde há maior fragilidade, embora saibamos que todas as áreas hoje necessitam de um reforço da força de trabalho e, obviamente, de desenvolvimento tecnológico, que aprimore o trabalho dos servidores e possibilite o acesso da sociedade como um todo aos serviços públicos”, conclui Meri Lucas.
::: Confira a relação dos órgãos e as vagas autorizadas na íntegra
Fonte: MGI