Premiado na categoria Inovação, projeto promove desenvolvimento da tecnologia entre estudantes femininas do Ensino Fundamental e Médio de escolas
O projeto Meninas na Tecnologia, do campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), venceu a terceira edição do Prêmio Joinville Faz Bem na categoria Inovação. O resultado foi anunciado na terça-feira, dia 3, pela NSC TV. O prêmio foi concedido após votação popular.
O Meninas na Tecnologia recebeu 183.663 votos, vencendo a categoria com 50,34% das indicações. O projeto tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento de ambientes de tecnologia nas escolas públicas e disseminar o aprendizado de programação e robótica entre estudantes do gênero feminino das fases finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O projeto teve início em 2021, com atendimento a cinco escolas devido às restrições da pandemia. Os bons resultados impulsionaram o projeto em 2022, quando participaram 340 alunas e professoras de 28 escolas públicas de Joinville. Todas foram beneficiadas com 72 horas de capacitação em lógica, programação e robótica educacional, além de participarem de palestras, visitas aos laboratórios da UFSC, do Ágora Tech Park. As equipes que ficaram nas primeiras colocações visitaram a Fundição Tupy S.A, que deu apoio ao projeto, bem como o Rotary Club Joinville e o Rotary Cidade das Flores. A coordenação do Meninas na Tecnologia é feita pelos professores da UFSC Carlos Maurício Sacchelli e Tatiana Renata Garcia.
Fonte: Notícias UFSC