Atividades incluem apresentações artístico-culturais e a presença dos estudantes
O Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estarão reunidos em uma ação conjunta para celebrar o Dia Mundial da Educação, com o evento Dia pela Paz e pelo Desarmamento nas Escolas. A programação integra a iniciativa criada pelas Instituições Federais de Ensino Superior de Santa Catarina que acontece nesta sexta-feira, dia 28. O reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e a vice-reitora, Joana Célia dos Passos, confirmaram presença. Também estarão presentes autoridades do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Federal Catarinense (IFC).
O evento inicia-se no pátio do Colégio de Aplicação (CA), a partir das 9h, e inclui apresentações artístico-culturais, e a presença dos estudantes do CA e NDI. Apresentam-se a Orquestra de Câmara da UFSC, e haverá ainda apresentações musicais dos docentes e estudantes do CA que desenvolvem a oficina de Música.
“A arte tem um papel fundamental humanizador e transformador das sensibilidades. Trazer programação artística para a escola e valorizar a produção que ela mesma faz é uma sinalização em defesa da cultura e da diversidade como formas de combate ao discurso do ódio”, aponta o coordenador de Educação Básica da Pró-Reitoria de Graduação da UFSC (CEB/Prograd), George França. O gestor explica que a programação cultural foi pensada para marcar o compromisso institucional da UFSC com o desenvolvimento de uma cultura de paz e com a educação em todos os seus níveis.
“As escolas têm sido alvo de muitas formas de violência na atualidade, portanto, a Universidade entende que é preciso fazer das suas unidades de Educação Básica lugares de arte, cultura e de afirmação de uma sociedade que se compromete com uma educação diversa, plural e transformadora. Esperamos sensibilizar a sociedade catarinense para a necessidade de valorizar a educação em todos os seus níveis e de afirmar a importância da escola como espaço de vivência cultural e convívio harmônico”, ressaltou o coordenador, que também é professor do CA.
“Trazer um dos momentos desse evento pela paz e pelo desarmamento para a escola de Educação Básica é simbólico, pois precisamos de respostas pedagógicas e educativas à cultura da violência que tem sido incentivada especialmente entre os jovens”, finaliza França.
Eventos do dia 28 de abril ocorrem também no IFSC
As Instituições Federais de Ensino Superior de Santa Catarina – UFSC, IFSC e IFC – promovem, em conjunto, uma série de atividades no dia 28 de abril. Além da programação no CA, os campi do IFSC contarão com atividades culturais e artísticas no começo da manhã.
A professora Lola Aronovich, voz ativa feminista na internet, pedagoga e docente da Universidade Federal do Ceará (UFC), fará palestra no Auditório do IFSC, na Avenida Mauro Ramos, no Centro de Florianópolis, a partir das 11h. A palestra será restrita a convidados e à comunidade do IFSC, no entanto haverá transmissão ao vivo pela TV UFSC e pelo IFSC.
O Dia pela Paz e pelo Desarmamento nas Escolas tem o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC) e do Movimento Humaniza Santa Catarina. A necessidade de chamar atenção para o assunto surgiu depois dos recentes episódios de violência em escolas do país.
Campus da UFSC em Blumenau convida comunidade a vestir branco
O campus da UFSC em Blumenau também promoverá atividades durante o dia 28. A comunidade acadêmica foi convidada a vestir-se de branco, como um ato simbólico de reflexão e união. Além disso, promove um minuto de silêncio e a atividade Círculo de Construção da Paz (baseada na Justiça Restaurativa), promovida pelo Instituto Reumanizar, que também abrirá uma Roda de Escuta e Acolhimento no campus.
Fonte: Notícias da UFSC