Maria Denize Cazagrande pontua que o teto de gastos e o tempo que a universidade passou fechada também influenciaram no cenário atual
O dossiê feito pela Apufsc-Sindical, no ano passado, sobre as condições de trabalho docente e funcionamento geral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), revelou inúmeros problemas de infraestrutura enfrentados pela instituição. Para a diretora do Centro de Ciências Econômicas (CSE), Maria Denize Casagrande, muitos deles persistem e ficaram mais evidentes agora, não só pelo tempo que as universidades passaram fechadas durante a pandemia, mas também por conta dos prejuízos causados pela PEC do teto de gastos e pelos quatro anos de cortes na educação, durante o último governo.
A diretora afirma que no período de atividades não presenciais, a deterioração da infraestrutura não se mostrou problemática. “Inclusive, a universidade só pode se manter porque não foram abertas licitações para muitos dos serviços desnecessários em um ensino não presencial”, recorda Casagrande, em referência aos contratos como o de ar-condicionado, manutenção de projetores e pintura de edifícios.
Com o retorno à instituição, a questão da infraestrutura veio à tona e o CSE, assim como outras Unidades de Ensino, segundo a diretora, tem sofrido com isso. Ela lembra que a UFSC depende de empresas terceirizadas para praticamente todos os tipos de serviço e “como o orçamento caiu por quatro anos seguidos e a inflação cresceu assustadoramente, muitas das licitações para contratação de serviços de manutenção não têm êxito”.
Tudo isso, para a diretora, faz com que se acelere a deterioração da infraestrutura, sem que haja condições financeiras para a recuperação, resultado “de uma política deliberada do último governo de promover o sucateamento do Estado”.
Apesar disso, ela destaca o empenho da Administração Central da UFSC em resolver os problemas. “As lideranças da universidade têm uma competência muito grande, mas o desafio é enorme.” E completa “estamos vivendo e administrando esse sucateamento”.
Outro lado
A equipe de Comunicação da Apufsc também ouviu a Administração Central da universidade sobre os problemas identificados. As respostas, enviadas nesta quarta-feira, dia 18, pela Coordenação de Imprensa do Gabinete da Reitoria. Leia a resposta da UFSC na íntegra.
Karol Bernardi
Imprensa Apufsc