Medida é uma maneira de ampliar a possibilidade de recuperação das perdas causadas pela pandemia, destaca a Folha
A criação do 4º ano do ensino médio está sendo discutida por educadores como uma das estratégias para a recuperação de aprendizado no Brasil após a pandemia de Covid-19. A nova série foi oferecida aos alunos da rede estadual de São Paulo em 2021 e em 2022, como uma forma de mitigar as perdas causadas pelo fechamento prolongado das escolas.
Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Conselho Nacional de Educação (CNE) vai sugerir às redes públicas de ensino que implementem o 4º ano com matrícula opcional para os estudantes. Essa recomendação havia sido feita às secretarias de educação durante a pandemia e agora será retomada, de acordo com Luiz Curi, presidente do órgão.
A etapa extra fez parte de uma série de diretrizes definidas pelo conselho ao longo da pandemia, à época consideradas de caráter emergencial e de exceção, e que devem ser retomadas neste ano, reestruturadas para a realidade do ensino presencial.
Leia na íntegra: Folha de S. Paulo