Mercedes Bustamante encontrou-se com representantes da associação de pós-graduandos
Ao se reunirem com Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), representantes da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG) ressaltaram o retorno do diálogo com a Fundação. Durante a visita na última quinta-feira, dia 9, foram discutidos temas como reajuste nos valores das bolsas, o acesso de mulheres, negros e pessoas com deficiência aos cursos de mestrado e doutorado e dificuldades de inserção no mercado de trabalho.
“Vemos com bons olhos o retorno do diálogo com a Capes. A pós-graduação está muito contente com a nomeação da professora Mercedes Bustamante para a presidência da Fundação, que terá na ANPG uma aliada”, destacou Vinícius Soares, presidente da ANPG. Também participaram da reunião, representando a associação, Ana Priscila Alves, Gabriela Beraldo e Túlio Godoy.
A presidente da Capes, por sua vez, citou algumas ações que já vem realizando, como assegurar um ambiente de tranquilidade no Sistema de Avaliação e os recursos para garantir o funcionamento do Portal de Periódicos, que é o maior acervo científico digital do mundo. Ela também garantiu o compromisso do presidente Lula e do ministro da Educação, Camilo Santana, com o reajuste nos valores das bolsas, que deverá será anunciado ainda este mês.
Bustamante e os integrantes da ANPG discutiram também ações que melhorem as condições dos pós-graduandos nas instituições de ensino. A violência de gênero, o preconceito racial, a acessibilidade das pessoas com deficiência e a falta de espaço para as mães amamentarem seus filhos foram levantadas como temas preocupantes e que precisam ser combatidos. “Queremos que vocês tragam demandas para que possamos contribuir na construção de um melhor ambiente acadêmico”, afirmou a presidente da Capes.
Fonte: Capes