Representantes do Proifes-Federação participaram do encontro
A Diretoria-Executiva do Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE) realizou nesta terça-feira, dia 7, reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, com o objetivo de solicitar ao ministro a recomposição do Fórum Nacional da Educação (FNE). Na oportunidade, o ministro recebeu o documento elaborado na Conape 2022, juntamente com a carta de Natal e o relatório elaborado pelo Fórum com a equipe de transição do governo.
Participaram do encontro o presidente do FNPE, Heleno Araujo, e representantes das entidades que fazem parte do Fórum, entre elas o Proifes-Federação, representado pelo presidente Nilton Brandão e pelo diretor de Ciência e Tecnologia, Ênio Pontes.
Araujo apresentou para o ministro e para a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, um histórico do FNE, sua composição e os efeitos da portaria assinada pelo ministro da Educação do governo Michel Temer (MDB), que excluiu a representatividade popular de mais de 14 entidades que compunham o Fórum.
Como fruto da reunião e das discussões apresentadas, o ministro indicou a revogação da Portaria 577 de 2017, possibilitando assim a recomposição do FNE. “O MEC está de portas abertas para receber as contribuições das entidades de luta pela educação pública de qualidade com inclusão para todos. Estamos dispostos a reconstruir a educação brasileira por meio do diálogo. A educação voltou a ser prioridade no país”, afirmou Camilo Santana.
“Saímos da reunião satisfeitos com a possibilidade de retomada do FNE, um espaço importante para a discussão de políticas públicas que visam garantir uma educação de qualidade em todos os níveis. É fundamental nesse momento de reconstrução o estabelecimento de diálogos propositivos junto ao MEC”, afirmou o presidente do Proifes, Nilton Brandão, que na oportunidade solicitou ao ministro agendamento de reunião para apresentação da pauta de reivindicações dos professores das universidades e institutos federais.
Fonte: Proifes-Federação