Sérgio Mendonça é nomeado secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho

No dia 2, durante sua posse, a ministra Esther Dweck se comprometeu a criar ainda em janeiro a Mesa Permanente de Negociação com Servidores. Mendonça será o responsável pela condução

O economista Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça foi nomeado Secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho do recém-criado Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, na última sexta-feira, dia 6. No dia 2, durante sua posse, a ministra Esther Dweck se comprometeu a criar ainda em janeiro a Mesa Permanente de Negociação com Servidores. Mendonça será o responsável pela condução.

Formado pela Universidade de São Paulo (USP), o novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho iniciou sua trajetória profissional, na década de 80, no Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), onde atuou até o início dos anos 2000. Depois, foi secretário de Recursos Humanos do governo Lula e de Relações do Trabalho do governo de Dilma Rousseff.

A Secretaria de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho é o órgão central de gestão de pessoas do poder Executivo Federal civil, que reúne cerca de 200 órgãos e entidades e 1,3 milhão de servidores públicos federais ativos, aposentados e pensionistas. Exerce a competência normativa e orientadora em matéria de pessoal civil e a formulação de políticas e diretrizes para o aperfeiçoamento da gestão pública de pessoas. 

A atuação da Secretaria abrangerá temas como a reforma administrativa; a estruturação de cargos e carreiras públicas, remuneração e benefícios; negociação com entidades representativas dos servidores públicos, por meio da mesa nacional de negociação permanente; aposentados e pensionistas; seleção dos cargos efetivos e contratos temporários, entre outros assuntos relacionados à vida funcional dos servidores.

Sobre o Ministério da Gestão e da Inovação

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos foi estabelecido pelo Decreto do Presidente da República nº 11.345, de 1º de janeiro de 2023. Além da estrutura regimental, o ato do presidente Lula também aprovou o quadro demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança e remaneja cargos e funções no novo Ministério.

A pasta foi criada com a atribuição de estabelecer as diretrizes, normas e procedimentos voltados à gestão administrativa, à política de gestão de pessoas, liderança e desenvolvimento de competências transversais; à transformação digital, governança e compartilhamento de dados; à administração do patrimônio imobiliário da União, entre outras competências voltadas para uma maior eficiência, eficácia e efetividade do serviço público federal.  

Fonte: Portal do Servidor