Falta de energia elétrica altera aulas e atividades administrativas no CCS e no CTC da UFSC

Na quinta-feira ocorreu o rompimento de um cabo de média tensão elétrica, que causou falta de energia em diversas edificações e setores do campus da Trindade

Um problema ligado ao fornecimento de energia elétrica ocorrido nesta quinta-feira, dia 24, terá impacto em atividades administrativas e acadêmicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Centro Tecnológico (CTC) da UFSC nesta sexta-feira, dia 25.

O diretor do CCS, Fabrício de Souza Neves, elaborou um comunicado com orientações sobre as atividades na unidade de ensino. “As aulas previstas para o CCS não poderão ocorrer, ficando a eventual reposição ou adaptação do conteúdo a critério de cada curso/disciplina. Atendimentos nas clínicas devem ser cancelados e remanejados. Pessoal de laboratório deve ficar atento a seus equipamentos e congeladores (está sendo providenciado reabastecimento do gerador conforme necessário, devido ao uso contínuo). Pessoal administrativo deve despachar remotamente, em caráter excepcional. Atividades de limpeza, segurança e manutenção predial estão mantidas presencialmente. Atividades de nossos cursos no Hospital Universitário e bloco didático da Medicina estão mantidas (energia normal neste local). Atividades de nossos cursos em outros centros, como o Centro de Ciências Biológicas (CCB), também estão mantidas”.

Essas informações foram enviadas pelo diretor do CCS nas listas de contatos na tarde desta quinta-feira e também por WhatsApp em alguns grupos do Centro. Ele também solicitou aos centros acadêmicos que encaminhassem as orientações aos estudantes, de modo a minimizar os transtornos.

O diretor do CTC, Edson Roberto de Pieri, estava tentando dimensionar a extensão do problema na noite de quinta-feira e identificar quais os prédios do Centro estarão sem energia nesta sexta-feira, para não fazer cancelamentos desnecessários de aulas. De acordo com ele, o CTC dispõe de dois sistemas de alimentação de energia e cada um atende a uma parte das edificações.

A direção do Centro Tecnológico, localizada no primeiro andar da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc), está sem energia, mas os prédios do bairro Córrego Grande, ao lado do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFSC (Sintufsc), estão com o fornecimento normal, informou o professor De Pieri.

Curto-circuito

De acordo com ofício expedido pela Prefeitura Universitária, no início da tarde ocorreu o rompimento de um cabo de média tensão elétrica, que causou falta de energia em diversas edificações e setores do campus da Trindade. A equipe técnica da Prefeitura conseguiu restabelecer o fornecimento de energia para a maior parte das edificações afetadas, no entanto verificou-se a ocorrência de um curto-circuito em um dos ramais de alimentação que abastece o CTC, o CCS e locais próximos.

No mesmo documento, a Prefeitura Universitária informou que estava providenciando a contratação emergencial de serviços não contemplados pelos contratos atuais para tentar restabelecer o fornecimento de energia elétrica a esses locais, mas que a tarefa era complexa. No final do dia, os diretores do CTC e do CCS foram informados que a energia não seria restabelecida nesta sexta-feira.

Fonte: Notícias UFSC