Datafolha ainda revela que maior parte deles considera que escola os ensinou a ter ideias próprias e opiniões sobre a realidade brasileira
A maior parte dos jovens no Brasil (61%) concorda que a pandemia da Covid-19 causou perdas irreparáveis de aprendizado, aponta pesquisa Datafolha. A percepção muda de acordo com o gênero: mais mulheres reportam perda (65%) na educação que homens (57%).
O instituto realizou 1 mil entrevistas com jovens, na faixa de 15 a 29 anos, nos dias 20 e 21 de julho. Eles foram ouvidos em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Dentro do universo de pesquisa do Datafolha, 1 em cada 3 (32%) adolescentes e jovens trabalha e estuda, já 47% só trabalham. Há, ainda, 17% que só estudam, e 4% que não estudam nem trabalham.
Com a pandemia, o Brasil foi um dos países que por mais tempo manteve as escolas fechadas, o que também refletiu negativamente no desempenho dos alunos nas escolas.
De acordo com o Ideb, as repercussões da crise sanitária resultaram em uma queda de aprendizado dos alunos de escolas públicas e privadas em todas as etapas da educação básica.
Leia na íntegra: Folha de S. Paulo