Nova norma brasileira de Rotulagem Nutricional de Alimentos passou a valer em 9 de outubro
As novas regras para rotulagem de alimentos que foram definidas com participação de membros do Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições (Nuppre) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já entraram em vigor no Brasil.
Além de mudanças na tabela de informação e nas alegações nutricionais, a novidade será a adoção da rotulagem nutricional frontal, um símbolo informativo que deve constar no painel da frente da embalagem. A ideia é esclarecer o consumidor, de forma clara e simples, sobre o alto conteúdo de nutrientes que têm relevância para a saúde.
A nova norma brasileira de Rotulagem Nutricional de Alimentos foi aprovada por unanimidade pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O processo de alteração das informações nutricionais presentes no rótulo dos alimentos para facilitar sua compreensão contou, desde o início, com a participação da UFSC, que foi citada em recente postagem da Anvisa, que elaborou também um documento de perguntas e respostas sobre o assunto no site.
Leia na íntegra: Notícias UFSC