Benedito Guimarães Aguiar Neto vai suceder Anderson Ribeiro Correia
Benedito Guimarães Aguiar Neto, até então reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, foi nomeado nesta sexta-feira (24) para presidir a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). A instituição é responsável por conceder bolsas de pós-graduação e fomentar pesquisas.
Ele irá suceder Anderson Ribeiro Correia, que deixou o cargo em dezembro para reassumir a reitoria do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A nomeação e a exoneração foram publicadas no Diário Oficial da União.
De acordo com a Capes, Benedito Guimarães Aguiar Neto se formou em Engenharia Elétrica em 1977 pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e concluiu mestrado na mesma instituição em 1982. Ele concluiu o doutorado na área em 1987 pela Technische Universität Berlin, na Alemanha; e o pós-doutorado em 2008 pela University of Washington, nos Estados Unidos.
Em 2018, Aguiar Neto publicou um artigo no site da Crub criticando possíveis cortes que o órgão estaria ameaçado de sofrer na gestão de Michel Temer (MDB).
“É louvável o esforço no sentido de se reduzir o déficit fiscal da União, considerando que o problema é uma das causas da gravíssima crise econômica enfrentada pelo Brasil. Porém, é preciso que o corte orçamentário, se necessário, seja focado em áreas de custeio e atividades não prioritárias, ou seja, jamais na educação. Tirar dinheiro da ciência, pesquisa e inovação conspira contra a meta de nos convertermos em economia de renda alta, que somente será atingida com nosso definitivo ingresso na sociedade do conhecimento. Assim, a manutenção da dotação orçamentária da Capes é um a decisão lúcida e coerente com os nossos propósitos do desenvolvimento”, afirmou.
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Defensor do criacionismo
Enquanto reitor do Mackenzie, Aguiar Neto anunciou que a universidade ampliaria os estudos do chamado “design inteligente”, uma versão contemporânea do criacionismo. Evangélico, o novo presidente da Capes chegou a defender em entrevista ao site da Universidade que a corrente de pensamento seja abordada na educação básica.
Por consenso científico, o design inteligente não é entendido como ciência. O governo do Reino Unido, em 2014, proibiu o ensino do criacionismo como teoria científica em escolas e universidades públicas.
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