Ministro assume o posto de Edson Fachin na presidência do Tribunal Superior Eleitoral
Na noite desta terça-feira, dia 16, o ministro Alexandre de Moraes tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em seu discurso, Moraes, que estará à frente do comando das eleições até 2024, defendeu a urna eletrônica e o regime democrático. Os representantes do Proifes- Federação, Eduardo Rolim, diretor de relações internacionais, e Francisco Santos, assessor político da entidade, estiveram presentes no evento, em Brasília.
Alexandre de Moraes assume o cargo ao lado do vice-presidente Ricardo Lewandowski, eleitos em 14 de junho pela Corte Eleitoral. Eduardo Rolim ressaltou que a presença do Proifes no evento tem o intuito de comunicar para a sociedade que a Federação defende o resultado das eleições e a lisura das urnas eletrônicas. “A posse do novo presidente do TSE tem também esse significado de mostrar que a sociedade civil brasileira, os milhões de brasileiros que assinaram a Carta pela Democracia, têm uma opção muito clara de defesa da democracia, do voto e da liberdade de expressão no Brasil”, declarou Rolim, em vídeo divulgado nas redes sociais.
Autoridades dos Três Poderes também compareceram à cerimônia, assim como os ex-presidentes José Sarney, Dilma Rousseff e Michel Temer, e os presidenciáveis Jair Bolsonaro, Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro Gomes e Simone Tebet. O agora presidente do TSE afirmou que a cerimônia de sua posse simboliza “o respeito às instituições como único caminho de crescimento e fortalecimento da República e a força da democracia como único regime político onde todo poder emana do povo e que deve ser exercido pelo bem do povo”.
Ao final do evento, o diretor de relações internações do Proifes cumprimentou Moraes e aproveitou o momento para informar que estava ali representando a entidade. Rolim disse ao ministro que a posse dele é motivo de alegria para os docentes das universidades e institutos federais, pelo o que ela significa para o país e por Moraes também ser professor.
Imprensa Apufsc, com informações da Agência Senado