Representação exige que o Inep reabra o prazo para o pagamento da taxa de inscrição dos estudantes afetados
O estudante baiano Thiago Alencar, 19, só conseguiu juntar os R$ 85 necessários para pagar a inscrição do Enem 2022 no prazo limite dado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). No entanto, ao chegar à lotérica por volta das 8h, no dia 27 de maio, o pagamento do boleto foi recusado. “Voltei para casa para tentar pelo aplicativo do banco e também não consegui”, conta.
Após uma publicação em suas redes sociais, outros estudantes sinalizaram diversos problemas com o pagamento e a inscrição. O fato chamou a atenção da organização social Educafro, que recolheu cerca de 300 casos e, no dia 4 de agosto, entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF).
O objetivo é fazer o Inep reabrir o prazo para o pagamento da taxa de inscrição e garantir que os estudantes lesados possam fazer a prova, marcada para os dias 13 e 20 de novembro. Segundo o Inep, mais de 3,3 milhões de pessoas estão inscritas em todo o país.
Leia na íntegra: UOL.