O professor lutou ao lado dos docentes pelo fortalecimento e estruturação do Departamento e do Curso de Nutrição da UFSC
Faleceu na última quinta-feira, dia 2, o professor Getúlio Dornelles Larratéa, de 71 anos, aposentado do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Getúlio era filiado à Apufsc-Sindical, que lamenta profundamente a morte do professor.
Segundo o Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN/UFSC), Getúlio lutou ao lado dos docentes pelo fortalecimento e estruturação do Departamento e do Curso de Nutrição. Ele foi um grande estudioso dos alimentos e da Ciência da Nutrição e um precursor de novas metodologias para o ensino da Nutrição. Foi um defensor do consumo consciente, sustentabilidade e agroecologia. Recebia com entusiasmo e carinho os estudantes, apoiando-os em suas manifestações. Ainda, foi um dos líderes do movimento docente da década de 1980 dentro da UFSC.
O PPGN informa que a família de Getúlio registrou ocorrência sobre a morte do professor junto à polícia, informando que ele teria sido vítima de um ato de violência. Em contato com o delegado de Homicídios de Florianópolis, Ênio de Mattos, a comunicação da Apufsc apurou que o caso é investigado. A polícia trabalha com a possibilidade de lesão corporal seguida de morte ou de que uma queda teria provocado os ferimentos que levaram ao falecimento do professor. A Apufsc-Sindical seguirá acompanhando o caso.
Imprensa Apufsc