UFSC inicia ciclo de testagens de covid-19 em pessoas assintomáticas

Serão coletas cerca de 3 mil amostras durante o mês de junho

Começaram nesta quarta-feira, dia 1°, as testagens de covid-19 em pessoas assintomáticas da comunidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Esse é o primeiro de três ciclos de testagem ao longo do mês de junho – os próximos estão agendados para os dias 7 e 15. A intenção é realizar a coleta em ambientes de grande circulação na universidade.

A primeira estapa ocorreu dentro do Centro de Convivência. As demais devem ser levadas para locais como o hall da Reitoria e a Biblioteca Universitária. Também há proposta de estender a ação para os campi fora da sede.

A iniciativa pretende coletar cerca de 1 mil amostras durante os três dias. A ideia é ver como está se comportando o vírus dentro da instituição, de acordo com Tiago Aurélio Alves, coordenador de Promoção e Vigilância em Saúde do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), setor vinculado à Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp).

A testagem é apenas para pessoas assintomáticas, e, para participar, é necessário o preenchimento do formulário online disponibilizado na página do Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS). Além de dados pessoais, os voluntários devem informar telefone e e-mail por meio do qual vão receber a notificação dos resultados do teste.

Testagem de covid-19 na UFSC (Foto: Agecom/UFSC)

A estrutura no Centro de Convivência foi montada com cinco pontos de coleta. Membros do LLBMMS colhem as amostras, que são depositadas em caixas refrigeradas e depois encaminhadas ao laboratório, onde passarão pelo teste tipo RT-PCR. O objetivo é ter todas as amostras processadas até a próxima sexta-feira. O resultado não é imediato em função da alta quantidade de testes que serão feitos.

Todos que realizarem os testes receberão seus resultados, mesmo os negativos. Os casos positivos serão encaminhados para o DAS, no caso de servidores, ou para Unidades Básicas de Saúde, se tratarem de estudantes.

Fonte: Notícias da UFSC