MEC determina que colégios tenham ao menos uma hora-aula semanal para ensinar temas como ‘respeito, solidariedade, responsabilidade e honestidade’
Um dos principais projetos anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) no primeiro ano do governo Bolsonaro, as escolas cívico-militares terão ao menos um tempo semanal reservado para aulas de “desenvolvimento de valores e atitudes”, como parte do que o MEC chama de “Projeto Valores”.
Segundo o ministério, o projeto “irá recomendar alguns valores a serem desenvolvidos e que podem ser ampliados pela escola”. Como sugestão de virtudes a serem ensinadas, lista “respeito, solidariedade, responsabilidade, honestidade”.
O tema foi mencionado em um e-mail da subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares do MEC enviado à secretaria de Educação do estado de São Paulo. Obtido via Lei de Acesso à Informação, o documento foi revelado pelo site Fiquem Sabendo.
Questionado pelo Globo a respeito do Projeto Valores, o MEC afirmou que ele “estará sob a responsabilidade da direção escolar, com a assessoria da Seção Psicopedagogia e do Corpo de Monitores”.
“Essas atividades não tem um formato único. Elas devem ocorrer pelo menos durante uma hora-aula, uma vez por semana (não sendo opcional) e em outras oportunidades que podem ser promovidas pela escola. Não necessariamente devem ocorrer na sala de aula. Podem ser realizadas no pátio, na biblioteca, numa roda de conversas etc.”, afirma a nota do ministério.
Apesar de dar autonomia às escolas quanto ao formato das aulas de “valores e atitudes”, o aprendizado dos alunos será mensurado, segundo o MEC.
“O Projeto Político-Pedagógico das Escolas Cívico-Militares apresentará indicadores que permitirão o monitoramento do atingimento das metas previstas para as escolas participantes do Programa. Dentre os indicadores previstos, quatro deles estão relacionados a mensuração e avaliação do Projeto Valores”.
O projeto será implementado ao longo deste ano, segundo o MEC, e estará definido no Manual das Escolas Cívico-Militares, que “está em revisão final interna no MEC e será divulgado em breve”.
Orientação educacional
Além do Projeto Valores, as escolas cívico-militares também terão atividades de orientação educacional — tendo como base, segundo o MEC, “o decreto 72.846, de 26 de setembro de 1973”.
Em linhas gerais, as atividades de orientação incluem, segundo o ministério:
- Acompanhar os alunos com baixo rendimento escolar
- Atuar na integração família-aluno-escola
- Auxiliar os alunos a definirem os seus projetos de vida
- Orientar os alunos a gerenciar os seus processos de aprendizagem e a cultivar métodos e hábitos de estudos adequados
- Propor ações que permitam a adaptação dos alunos e professores à escola, contribuindo para a melhoria do ambiente escolar, entre outros.
Fonte: O Globo