A UFSC se solidariza com a família, os colegas e amigos do professor Paulo Norberto Discher de Sá neste momento de despedida
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica com pesar o falecimento, aos 82 anos, do neurologista e professor aposentado Paulo Norberto Discher de Sá, ocorrido na segunda-feira, 14 de março, em Florianópolis.
Natural de Lages, formou-se em Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1958, com treinamento em neurologia no Hospital dos Servidores Públicos do Estado da Guanabara em 1964 e 1965. Quando retornou a Florianópolis assumiu a cadeira de neurologia na UFSC, sendo pioneiro da disciplina no Estado.
Foi chefe do setor de Neurologia do Hospital Universitário, onde criou o programa de residência médica na especialidade. Atuou também como professor na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) até 2012.
“Professor admirado, sabia sintetizar os temas nas aulas teóricas e despertar o mistério da semiologia neurológica nas aulas práticas. Sempre cordial com os alunos, despertou o interesse na neurologia em muitos. Cuidadoso e admirado pelos pacientes, visitava todos os dias seus pacientes no Hospital de Caridade e no Hospital Universitário, inclusive sábados e domingos”, diz o neurologista Ylmar Corrêa Neto, do Departamento de Clínica Médica da UFSC.
No Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, era elogiado por suas análises objetivas e extremo bom senso. Na Academia Brasileira de Neurologia atuou muito anos na Comissão de Ensino e presidiu o Congresso Brasileiro de Neurologia em 2002 em Florianópolis, segundo Ylmar Neto.
A Associação Catarinense de Medicina (ACM) publicou uma nota em homenagem ao professor Paulo Norberto Discher de Sá, destacando que ele “foi merecedor do título de Cidadão Honorário de Florianópolis, em setembro de 1999. Foi conselheiro do Conselho Regional de Medicina de 1973 até 2013, integrando oito Corpos de Conselheiros, e membro titular da Cadeira 38 da Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina”.
A UFSC se solidariza com a família, os colegas e amigos do professor Paulo Norberto Discher de Sá neste momento de despedida.
Fonte: Notícias da UFSC