O Colégio de Aplicação deu início ao ano letivo na quinta-feira passada
O Colégio de Aplicação (CA) do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) iniciou as atividades de ensino presencial, e ingressou na Fase 3 de combate à pandemia na última quinta-feira, 10 de fevereiro. Frequentam o Colégio mais de 950 alunos, 115 professores, 51 técnicos, 35 estagiários e 25 trabalhadores terceirizados, que passaram a conviver, há alguns dias, de forma presencial nos períodos matutino e vespertino.
A volta presencial contou com reformas, mudanças nas rotinas, e a adoção de vários cuidados, necessários para manter a saúde dos estudantes e trabalhadores. “Esse retorno representa uma transição, que é desafiadora, mas ao mesmo tempo muito gratificante. Estamos transformando um modelo híbrido de atividades de ensino para um modelo 100% presencial, e percebemos que o volume de trabalho para todos aumentou bastante”, relata o diretor do CA, Edson Souza de Azevedo. Além da necessidade de planejamento pedagógico e administrativo, as equipes precisaram criar protocolos sanitários, e monitorar constantemente sua aplicação. “É preciso avaliar constantemente os fluxos da rotina escolar e pensar em tudo o que pode ser aprimorado: melhorias aos ambientes de aprendizagem, procedimentos que colocamos em prática, para que o retorno presencial seja ao mesmo tempo funcional, estruturado e organizado”, complementa.
O reitor Ubaldo Cesar Balthazar visitou o Colégio no primeiro dia de aulas e chegou a participar da testagem dos trabalhadores. Ele parabenizou a equipe pela organização e disposição na recepção aos estudantes. “Está tudo bem organizado, bem cuidado. Mais um motivo de orgulho para a UFSC esse retorno respeitoso e cuidadoso. A experiência aqui no Aplicação e no NDI para a Fase 3 será de grande importância para os demais setores da UFSC”, ressalta.
Todas as turmas do Colégio retornaram ao mesmo tempo, de modo 100% presencial. A rotina de recepção diária aos estudantes inclui entradas em portões separados, com alunos dos Anos Finais e Ensino Médio chegando por um dos portões, e os estudantes menores, dos Anos Iniciais, utilizando outra entrada, com horários diferentes para evitar aglomerações. Os estudantes do Ensino Médio estão sendo orientados a não frequentar o mesmo ambiente dos pequenos, a fim de protegê-los já que alguns ainda não foram vacinados.
Durante o período de preparação para receber os estudantes, o CA cogitou dividir turmas, mas não foi necessária tomar essa medida. “Todas as turmas estão juntas, e todas as atividades estão sendo priorizadas dentro do ambiente da escola. Acreditamos que aqui temos mais garantia da estrutura física e de pessoal para acolher e atender os estudantes em todas as suas necessidades durante o período de ensino. Utilizamos alguns espaços externos ao CA para momentos específicos, como para as aulas de Educação Física do Ensino Médio, no Centro de Desportos da UFSC”, exemplifica o diretor.
Dentre os protocolos adotados está a ampliação dos espaços de alimentação para os estudantes, que agora contam com dois mini-refeitórios adicionais. Além disso, é exigido o uso de máscaras, e álcool em gel. O Departamento de Atenção à Saúde (DAS/Prodegesp) também realizou a testagem dos trabalhadores, e orientou sobre como encaminhar casos suspeitos ou positivos para a Covid-19.
“Estamos observando um ambiente muito positivo nesses primeiros dias de retorno presencial. Os estudantes e as famílias estão muito contentes. Os servidores também estão felizes em retomar o trabalho presencialmente na escola. Porém, nossa satisfação está acompanhada de apreensão e cuidado para que as atividades continuem seguras para todos. Estamos felizes também porque entendemos que as relações interpessoais de forma presencial são insubstituíveis dentro de um ambiente escolar”, conclui o diretor Edson.
Contratação de docentes
O Colégio tem vagas disponíveis para seis professores substitutos, os quais serão contratados por processo seletivo simplificado. As inscrições estão abertas até a sexta-feira, 18 de fevereiro. A direção do Colégio ressalta que não há turmas sem aulas, que houve uma força-tarefa para atender à demanda de forma temporária. As vagas em aberto são para professores de Educação Especial, Matemática, Francês, Educação Geral, Biologia e Alemão.
Fonte: Notícias da UFSC