Anderson Oliveira solicitou exoneração do comando da diretoria considerada a mais importante dentro do Inep, destaca o Globo
Após oito meses à frente da Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Anderson Soares Furtado Oliveira entregou o cargo. A exoneração, a pedido, foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União. A saída faz parte de uma série de trocas no comando na coordenação do Inep após uma crise que, às vésperas do Enem, levou um grupo de 37 servidores a entregar seus postos em comissão.
Servidor de carreira do Inep, Oliveira é o sexto titular no comando da Daeb nomeado durante o governo de Jair Bolsonaro. Ele vem tentando deixar o posto há algum tempo, em meio a embates com o alto comando do instituto, inclusive com o presidente, Danilo Dupas.
No pedido de demissão, ao qual O GLOBO teve acesso, Oliveira afirma que o motivo de sua saída é “exclusivamente de ordem pessoal”, mas ressalta que seu compromisso no cargo foi assegurar “robustez técnica aos trabalhos”. O diretor se colocou em defesa da autonomia dos servidores na crise interna conflagrada no ano passado após relatos de interferência em questões do Enem.
Leia na íntegra: O Globo