Primeira mobilização em todo o país desde o início da pandemia une esforços contra a reforma administrativa; relator da proposta sinaliza que apresentará substitutivo na próxima semana
Servidores públicos de todo o país promovem nesta quarta-feira (18) a primeira paralisação geral da categoria desde o início da pandemia. Em todo o Brasil, pelo menos 19 estados e o Distrito Federal registram assembleias, panfletagens e protestos pelo fim da reforma administrativa. Em Florianópolis, a manifestação tem início às 16h, em frente à Catedral, respeitando todos os protocolos de segurança, com o uso de máscaras e distanciamento social.
A proposta mexe na forma de contratação, remuneração e desligamento de pessoal, além de atingir a estabilidade dos profissionais. Na prática, a reforma desvaloriza os servidores públicos de setores como saúde e educação e aumenta a influência de políticos nos órgãos públicos.
::: 📌 Saiba mais sobre a reforma administrativa e pressione os parlamentares catarinenses contra a PEC 32.
Nesta terça-feira (17), o relator da proposta, Arthur Maia (DEM-BA), disse que apresentará um substitutivo à PEC 32 na próxima semana. “Muitas considerações trazidas ao relator serão acatadas, afastando boa parte da proposta original”, anunciou. “Estou fazendo um novo texto, tentando ao máximo construir um consenso; naquilo que não for possível, vamos para a decisão democrática, pelo voto”, continuou Arthur Maia. “A competência para apresentar essa reforma é do Poder Executivo, mas podemos modificá-la como quisermos”, destacou.
:::: Confira abaixo onde serão as manifestações em Santa Catarina