Em vídeo publicado pela organização, o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, assegura que o backup das informações está preservado
Seis dias após a queda do sistema do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da plataforma Lattes, o órgão afirmou, em nota, que não houve perda de dados. “O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes”, informou o Conselho, em nota.
O Conselho garantiu, ainda, que o pagamento das bolsas não foi afetado. Em relação aos prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a prestação de contas, a instituição divulgará novas datas, por meio de ofício.
Segundo o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, a queda do sistema foi identificada na sexta-feira (23/07). Segundo duas empresas contratadas para averiguar a pane, o motivo da indisponibilidade foi um problema em um dispositivo do equipamento utilizado pelo Conselho. A falha, salientou o dirigente do CNPq, não foi causada por agente externo.