Reitor designa a professora Catia Carvalho Pinto como nova vice-reitora da UFSC

Mandato pro tempore vai até 3 de julho de 2022; A professora reconheceu que atravessamos um momento difícil, com cortes de orçamento das universidades em meio a uma pandemia, mas afirma que tem boas expectativas em relação à nova função

O reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cesar Balthazar, emitiu portaria designando a professora Catia Regina Silva de Carvalho Pinto para exercer a função de vice-reitora, em mandato pro tempore até 3 de julho de 2022. A designação ocorreu logo depois que o Conselho Universitário (CUn) homologou, em sessão especial realizada no dia 9 de abril,  a lista tríplice dos candidatos à função de vice-reitor.

Em reunião realizada no dia 6 de abril, os conselheiros votaram para escolher nos nomes da lista tríplice, através do sistema de votações e-democracia. Ao final da votação, a professora Catia Regina Silva de Carvalho Pinto recebeu 37 votos, o professor Alexandre Verzani Nogueira obteve quatro votos, o professor Edmilson Rampazzo Klen recebeu quatro votos e houve ainda 14 votos em branco.

Na sessão do dia 9 de abril, a lista tríplice foi homologada com aprovação de 54 conselheiros. Após a homologação, o reitor Ubaldo afirmou que, “em respeito à vontade do Conselho Universitário” dando a Catia ampla maioria dos votos, ela seria nomeada a nova vice-reitora da UFSC.

A professora reconheceu que atravessamos um momento difícil, com cortes de orçamento das universidades em meio a uma pandemia, mas afirma que tem boas expectativas em relação à nova função na UFSC. Agradeceu o apoio recebido da comunidade do campus de Joinville durante os anos em que foi diretora. E tranquilizou o Conselho Universitário a respeito do caráter pro tempore do seu mandato: “Assumo aqui que eu saio no dia 3 de julho de 2022”, afirmou, em referência à data de término do mandato do reitor Ubaldo.

O reitor Ubaldo desejou boas-vindas à nova vice-reitora e disse que estava muito feliz com o resultado da votação no CUn. “Teu trabalho à frente do campus de Joinville te qualificou para isso”, declarou o reitor. Ele também agradeceu ao Conselho Universitário pela forma democrática de condução do processo.

Trajetória

Formada em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado em Engenharia Ambiental, Catia construiu toda sua trajetória acadêmica na UFSC. Até a indicação para o cargo de vice-reitora, era professora do Departamento de Engenharias da Mobilidade do Centro Tecnológico de Joinville, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental do Centro Tecnológico (CTC) e do Mestrado Profissional em Perícias Criminais Ambientais do Centro de Ciências Biológicas (CCB), com atuação nas áreas de controle de poluição e avaliação de impactos ambientais. Entre 2014 e 2020, foi diretora do Campus de Joinville, experiência que lhe permitiu enxergar e compreender com mais facilidade as peculiaridades e maiores dificuldades dos centros de ensino.

Convidada a participar da sessão e falar ao Conselho, a professora Catia disse que estava muito feliz com a decisão. Ela afirmou que conhece bem a administração da UFSC, lembrando que ficou por quase sete anos na direção do campus de Joinville. “Entro na equipe para agregar”, disse a professora, que também agradeceu à professora Alacoque Lorenzini Erdmann, sua antecessora no cargo.

Fonte: Agecom