Ubaldo Balthazar: “Se o Estado não respeita a ciência, nós respeitamos”

O reitor da UFSC, prof. Ubaldo Cesar Balthazar, gravou uma mensagem nesta quarta-feira (9) à população catarinense sobre a situação atual da pandemia de covid-19. O professor fez um balanço da atuação da universidade desde o anúncio em março de 2020 da paralisação das atividades presenciais.

Balthazar destacou que, ainda que a rotina da instituição tenha sido alterada profundamente, o trabalho na UFSC nunca parou. Um ano depois, ele ressalta que “foram nossos profissionais de saúde, nossos pesquisadores, nossos vigilantes e porteiros que cuidaram da vida e de nosso patrimônio”.

Em relação ao agravamento da pandemia em Santa Catarina e no país, o reitor criticou a condução feita pelos governantes. “Se o Estado não respeita a ciência, nós respeitamos. A falta de planejamento e a negação da ciência nos trouxeram até aqui. Há vacina, mas são poucas. E, até que estejamos todos protegidos, vamos manter nossa seriedade, nossa responsabilidade, e defender de maneira categórica e irremediável a ciência, para fazer o que fizemos há um ano atrás: salvar vidas”, afirmou.

Confira a mensagem na íntegra:

Imprensa Apufsc