A migração também pode ser realizada pela internet; confira o vídeo que explica o passo a passo
Os servidores que decidirem realizar a migração novo plano de saúde da UFSC presencialmente devem levar os documentos pessoais e de seus dependentes para cadastrar no formulário. Os arquivos do antigo plano não serão utilizados, pois trata-se de um novo sistema. Confira a documentação necessária no final desta matéria.
Também é possível realizar o processo de migração online através deste link. Aqueles que tiverem dúvidas sobre o processo online podem acessar este tutorial ou este vídeo, com o passo a passo. Os documentos, neste caso, devem ser digitalizados ou fotografados pelo próprio servidor e anexados na plataforma.
O processo de migração para o novo plano teve início na última quinta-feira (14) e se estende até o dia 29 de novembro para ativação dos serviços a partir de 1º de dezembro e sem interrupção na cobertura. Quem realizar a migração após este prazo terá que esperar 48 horas para utilizar os serviços contratados. Para não perder a carência, é preciso concluir esse processo nos próximos 60 dias.
Na manhã desta segunda-feira (18) o Departamento de Atenção à Saúde (DAS) estava bastante movimentado, foram realizadas cerca de 70 migrações até o meio dia. O procedimento está sendo realizado por 12 funcionários do DAS de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na sala que fica no térreo da Biblioteca Central da UFSC.
As amigas Zaida Diniz, 75, e Rosa Maria Linhares Auras, 68, resolveram se dirigir ao departamento nesta segunda para realizar a migração do plano. Apesar de não encontrarem dificuldades no procedimento online, as aposentadas preferem o atendimento presencial, pois, segundo elas, possibilita esclarecimento de eventuais dúvidas que surgirem durante o processo.
“Presencialmente eu posso tirar dúvidas, mas só por isso mesmo, porque pela internet meu filho poderia me ajudar. Claro que lá [no tutorial] está tudo explicadinho”, afirma dona Rosa Maria ao se referir ao site do DAS e ao tutorial feito pela equipe do DAS.
A grande procura pelo atendimento presencial não foi surpresa para o Diretor do DAS, Paulo Botelho. Ele explica que é normal, principalmente por parte do público mais velho que às vezes encontra dificuldade ou insegurança para realizar procedimentos através da internet.
No final do expediente desta segunda-feira Botelho pretende reunir a equipe para fazer um balanço dos trabalhos e estudar a possibilidade de estender o atendimento para outros pontos da universidade, reduzindo o tempo de espera. Mesmo assim, o diretor sugere que os servidores façam a inscrição pela internet para não sobrecarregar a equipe, isso porque são cerca de 15 mil pessoas aptas a realizar a migração na UFSC.
Confira os documentos necessários para migração do plano:
Inclusão de titular
- Fotocópia de documento oficial de identidade com foto;
- Fotocópia de CPF (desnecessário se já estiver no documento de identidade);
- Fotocópia de comprovante de endereço atualizado, ou seja, com data máxima dos últimos 3 meses (água, luz, telefone ou outros) em nome do servidor e/ou cônjuge, demais casos verificar exigências Aqui.
Inclusão de dependentes
Cônjuge/companheiro de união estável/companheiro de união homoafetiva/pessoa desquitada judicialmente:
- Fotocópia de documento oficial de identidade com foto;
- Fotocópia de CPF (desnecessário se já estiver no documento de identidade);
- Fotocópia de Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável ou Contrato Particular de União assinado pelo casal e por mais duas testemunhas (deve conter todas as assinaturas, inclusive do casal e das testemunhas reconhecidas em cartório)
- No caso de pessoa desquitada, separada judicialmente ou divorciada, com percepção de pensão alimentícia, apresentar sentença judicial comprobatória.
Filhos/enteados:
- Fotocópia de documento oficial de identidade com foto;
- Fotocópia de CPF (desnecessário se já estiver no documento de identidade);
- Para filhos adotivos apresentar documento de decisão judicial que comprove a adoção pelo beneficiário titular;
- Para menor sob guarda ou tutela apresentar documento de decisão judicial que comprove a guarda ou tutela do beneficiário titular;
- Para enteados: mesma documentação para filhos (RG e CPF) e comprovação de convivência do casal;
- Filhos e enteados, entre 21 e 24 anos de idade, quando estudante de curso regular reconhecido pelo MEC: apresentar atestado de frequência escolar emitido por instituição reconhecida pelo MEC.(IMPORTANTE: é necessário a apresentação do comprovante de matricula a cada 6 meses sob pena de suspensão do benefício)
*IMPORTANTE: Filhos e enteados serão incluídos como DEPENDENTES, desde que sejam solteiros, até 21 anos ou, se inválidos, enquanto durar a invalidez. Os filhos e enteados entre 21 e 24 anos, se dependentes economicamente do servidor e estudantes de curso regular reconhecido pelo MEC. Nos demais casos os filhos se enquadrarão como agregados.
Menor sob guarda ou tutela:
- Fotocópia de documento oficial de identidade com foto;
- Fotocópia de CPF (desnecessário se já estiver no documento de identidade);
- Documento de decisão judicial que comprove a guarda ou tutela do beneficiário titular;
Dependente incapaz (filhos ou enteados acima de 21 anos, enquanto durar a invalidez):
- Fotocópia de documento oficial de identidade com foto;
- Fotocópia de CPF (desnecessário se já estiver no documento de identidade);
- Atestado médico comprobatório de incapacidade homologado pela Junta Oficial de Saúde.
Agregados (filhos que não se enquadram como dependentes, pais, avós e netos):
- Fotocópia de documento oficial de identidade com foto;
- Fotocópia de CPF (esse documento é desnecessário se o CPF já estiver informado no documento de identidade);
- No caso de inclusão de netos, além dos documentos obrigatórios se faz necessário a apresentação de documentos comprobatórios do parentesco.
- Para comprovar o parentesco dos netos, o servidor deverá apresentar fotocopia do RG do filho ou certidão de nascimento que conste o nome dos avós.
Uso de Procurações: consulte neste link
Mais informações: Departamento de Atenção à Saúde ou pelos telefones: (48) 3721-4260 e (48) 3721-4278.
Veja o vídeo do passo a passo de como realizar a migração pela internet.