Brasil tem três universidades públicas entre as 10 melhores da América Latina; USP fica em 2º

Ranking da consultoria britânica QS é liderado pela PUC chilena; Unicamp e UFRJ também estão no top dez

Três universidades públicas brasileiras estão entre as dez melhores da América Latina, segundo o ranking da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) divulgado nesta quarta-feira, 11. A Universidade de São Paulo (USP) aparece em segundo lugar pelo terceiro ano consecutivo, com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em quinto e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em nono. Desde 2018, o topo da lista é ocupado pela Pontificia Universidad Católica de Chile, a PUC chilena. A UFSC está na 23ª posição.

De acordo com a consultoria, Brasil, México e Colômbia são os destinos de estudo mais representados e respondem por mais da metade de todas as universidades classificadas. Neste ano, o Ranking QS de Universidades Latino-Americanas 2021 conta com 410 instituições.

Em 2018, a Unicamp estava em segundo lugar e a USP em terceiro, enquanto a UFRJ aparecia em sétimo. Na edição do ano seguinte, as duas primeiras instituições inverteram de posição e a universidade carioca desceu duas. Na lista de 2020, a USP permaneceu em segundo enquanto a Unicamp caiu para a quinta colocação. A UFRJ seguiu em nono.

De acordo com a consultoria QS, as melhores universidades da América Latina são classificadas a partir de cinco critérios básicos: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e, desde a edição 2016/17, internacionalização. Trata-se da maior classificação da região já publicada.

Confira a lista completa com todas as 410 instituições avaliadas.

Leia na íntegra: Estadão